Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Geral

[voltar]

Mudanças no trânsito nas ruas Frei Gabriel e Caetano Vieira da Costa passam a vigorar no dia 5 de janeiro

O prefeito Antonio Ceron assinou nesta sexta-feira (21 de dezembro), o decreto que autoriza a implantação do sistema binário no trânsito que compreende as ruas Frei Gabriel e Caetano Vieira da Costa, incluindo também as avenidas Dom Pedro II e Anastácio da Silva Mota. As mudanças no trânsito destas vias entram em vigor a partir do dia 5 de janeiro, devendo os motoristas estar atentos às novas alternativas.

A iniciativa da Secretaria de Planejamento e Obras, juntamente com a Diretoria de Trânsito (Diretran), que agora passam a serem setores vinculados. A mudança já havia sido divulgada em outubro e passaria a valer a partir de novembro, mas alguns comerciantes da rua Frei Gabriel solicitaram um tempo maior para adaptação, também devido às festas de final de ano, pedido que foi concedido.

O objetivo é dar mais fluidez e segurança ao trânsito. “Temos estudos de empresas especialistas em trânsito e planejamento urbano que apontam que esta é a melhor opção, inclusive com simulações com contagem de veículos por hora em alguns pontos mais críticos do trânsito nestas vias e estatísticas de acidentes”, esclarece o Secretário do Planejamento, Claiton Bortoluzzi.

Durante a primeira semana, agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos orientando os motoristas. A rua Coronel Córdova pode ser também uma alternativa de escoamento e circulação sentido bairro/Centro ou vice-versa. A pavimentação desta via facilitará o uso dela por mais veículos no seu trajeto no dia a dia.

Como funcionará o binário

Pela Frei Gabriel, o trânsito fluirá no sentido Centro-Bairro, nas duas pistas, ou seja, por esta rua os veículos irão descer. Pela avenida Anastácio da Silva Mota e a rua Caetano Vieira da Costa o fluxo de trânsito será no sentido Bairro-Centro.

Para essas mudanças uma série de adequações nas vias foram implantadas, como por exemplo: abertura do canteiro central da avenida Dom Pedro II para permitir o acesso à Anastácio da Silva Mota; instalação de semáforo no cruzamento da rua Caetano Vieira da Costa com a avenida Lauro Müller; adequações de espaços nos acostamentos; mudanças no ponto de cruzamento das ruas Frei Gabriel/Frei Justino/Honorato Ramos.

Texto: Aline Tives/Fotos: Toninho Vieira

[Ver Mais Notícias]