Portal Expressiva

EDIÇÃO DE DEZEMBRO NAS BANCAS


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Meio Ambiente

[voltar]

Investimentos na Cooperlages podem resultar em maior cobertura da coleta seletiva

Atualmente 35 bairros de Lages recebem a coleta do chamado lixo reciclado, realizada pela Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages). O convênio com a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, disponibiliza três caminhões para coleta, com a manutenção mecânica e abastecimento de combustível, além de recursos financeiros para outras despesas.

De acordo com o secretário municipal, Euclides Mecabô (Tchá-Tchá) a partir deste ano o repasse de valores terá um incremento. “Vamos garantir também recursos para a contratação de mais três veículos que irão reforçar a frota da Cooperativa, podendo assim ampliar o número de bairros atendidos pela coleta de materiais reciclados”, explica.

A Cooperlages é responsável no processo de coleta seletiva de todo tipo de plástico, papel e de metal, além do transporte, separação e comercialização dos materiais. A Cooperativa, com barracão localizado na Rua Bernardo Gonçalves Küster, bairro São Miguel, possui esteira, prensa e balança para o processamento de resíduos. Recebe também assessoria e apoio técnico da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Uniplac (ITCP), com planejamento institucional e organizacional, vigilância psicossocial e apoio pedagógico.

Licitação

O secretário Euclides Mecabô informa que está programada para o dia 23 de janeiro a licitação para a contratação de empresa responsável que irá realizar na cidade a coleta, processamento e destinação adequada dos lixos eletrônicos, vidros e pneus. “Estes materiais estão presentes no meio ambiente e temos que dar uma destinação correta. Tenho a certeza que este investimento irá reverter em melhorias e embelezamento da nossa cidade”, diz.

Atenção para o horário da coleta do lixo

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente faz um apelo aos moradores, empresários e comerciantes de Lages sobre o horário da coleta do lixo orgânico, principalmente na área central e em bairros com maior concentração comercial. “No Centro, por exemplo, a empresa responsável faz a coleta de segunda a sábado sempre à noite. Então, não precisa colocar o lixo nas ruas durante o dia. Isto deixa a cidade com um visual não muito agradável, além de ficar mais fácil dos animais errantes espalharem este lixo”, explica.     

Foto: Toninho Vieira

[Ver Mais Notícias]