Portal Expressiva

Edição de Novembro nas Bancas


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

[Ver Mais]

Você está em Educação

[voltar]

Sesi apresenta uma das mais arrojadas tendências educacionais do século 21

O público que visitar a Expolages 2017, entre os dias 12 e 15 de outubro, no parque de exposições Conta Dinheiro, irá se surpreender com as novidades voltadas para a educação do século 21 apresentadas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). No estande da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) haverá o Espaço Educação Maker com a mostra de duas aplicações tecnológicas voltadas para o desenvolvimento de competências linguísticas, matemáticas, científicas e tecnológicas, além das habilidades socioemocionais.

Uma delas traz uma experiência interativa em realidade virtual com óculos Rift + Leap Motion. Nesta aplicação o participante poderá, por meio de um quiz, identificar o seu perfil maker num cenário imersivo com diversos elementos que podem ser tocados em 3D.

A segunda aplicação ocorre numa mesa interativa. Nela, o usuário selecionará o perfil definido na experiência do óculos Rift e obterá informações sobre a proposta pedagógica para as quatro áreas: matemática, tecnologia e robótica, ciências, comunicação e mídias.

 

Sobre os espaços

Os Espaços de Educação Maker contam com inúmeros recursos, dos mais simples aos mais sofisticados, como placas eletrônicas, arduinos, rasperry pi, um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor, impressoras 3D, kits de robótica, máquinas fotográficas.

Neles são integrados ambientes de oficina, games, programação, prototipagem e da palavra que mobilizam atividades vinculadas às áreas do conhecimento e que promovem exploração, pesquisa, construção, experimentação e aprendizado colaborativo e coletivo. A ação favorece o domínio das novas tecnologias entre crianças e jovens de 7 a 18 anos.

O Espaço vem com a proposta do “faça você mesmo”, uma cultura moderna que tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. 

 

 

Texto: Catarinas

Foto: Fiesc

[Ver Mais Notícias]