Portal Expressiva

NAS BANCAS EDIÇÃO DE JULHO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Aeroporto de São Joaquim terá o[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Banco do Emprego contabiliza 164 vagas de trabalho em Lages

  • 21-03-2016
  •  

    Nesta penúltima semana de março o Banco do Emprego está com 164 oportunidades de trabalho em aberto. Para concorrer às vagas é necessário se cadastrar no site www.lages.sc.gov.br/banco_do_emprego ou comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, na rua Sebastião Furtado, 81, Centro, esquina com a rua Benjamin Constant, próximo à Policlínica Municipal. O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. O interessado deve portar Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. A lista também pode ser encontrada no mesmo endereço eletrônico. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3224-0600 e 3224-0700.

  • Comentários
  • Sebrae incentiva iniciativas inovadoras no mundo empreendedor

  • 21-03-2016
  • O empreendedorismo está crescendo e é responsável por boa parte das mudanças positivas que acontecem no mundo. Por meio de negócios ou iniciativas, o movimento cresce a cada dia e apresenta soluções inovadoras para o mercado, seja ele, de negócios ou ações sociais. Durante a realização do TEDx Lages o assunto empreendedorismo foi abordado pelos palestrantes em meio a temas como educação, criatividade, mobilidade urbana e sustentabilidade. Cada um mostrou a sua maneira o quanto vale uma boa ideia transformada em uma ação efetiva de mudança.

    O coordenador regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), Altenir Agostini, instituição apoiadora do TEDx Lages, destaca que a promoção do empreendedorismo inovador é cada vez mais relevante para o Sebrae. "Buscamos a inovação orientada para resultados. O evento mostrou bons exemplos de inovação, novos olhares de maneira a acompanhar as transformações do mundo empreendedor que vive em constante evolução".

    O publicitário Claudio Ferreira Júnior conhecia o TEDx pela TV ou internet, já havia assistido eventos de outras cidades, mas nunca participado. Para ele, valeu participar. “A experiência que a gente recebeu nos encoraja a pensar e agir de uma forma mais positiva para qualquer área da nossa vida”.

    O TEDx ocorreu pela primeira vez em Lages no mês de março.  A cidade foi o sexto município catarinense a realizar o evento. ?Nós convidamos as pessoas a mudar a percepção sobre os antigos padrões de comportamento e buscar oportunidades onde outras pessoas não vêm?, conta o coordenador do evento em Lages, Pedro Ceron.

    Ele destaca, ainda, que a ideia é que as pessoas revejam e observem o que tem feito para mudar a realidade da comunidade onde está inserida.  "Se essas pessoas que participaram do evento fizerem alguma coisa para transformar uma comunidade, o trabalho ou pessoa já terá valido a pena".

     

    Texto? Catarinas

  • Comentários
  • Oficina orienta municípios sobre categorização do turismo

  • 21-03-2016
  • A diretoria de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Juliana Silveira de Aguiar Matos coordenou na tarde desta segunda-feira (21) no auditório da Amures, uma oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

    A oficina serviu especialmente para orientar sobre os critérios para a categorização do turismo, que consiste na classificação das cidades conforme a infraestrutura turística existente. Secretários municipais e gestores de turismo participaram do evento que foi convocado do Fórum de Secretários Municipais de Turismo – Forsetur.

    O presidente do Forsetur e presidente da Instância de Governança – Conserra, Flávio Agustini, disse que a Serra Catarinense é diferenciada e tem muito a oferecer para o turismo catarinense. “Vamos em breve formatar alguns roteiros para trazer os turistas ao Estado”, afirmou.

    O que explicou Juliana Matos é que os municípios tem de estar integrados ao Programa de Regionalização e Qualificação do Mapeamento Turístico para receber recursos. A categorização dos municípios é uma exigência do Ministério do Turismo para os futuros repasses de recursos e inclusão em programas federais e estaduais.

    Juliana Matos falou também dos programas de Estado que estão abertos para cadastramento de projetos. A diretora de turismo de Lages Ana Vieira reforçou pedido aos secretários de turismo, sobre informações turísticas e calendário de eventos que serão disponibilizadas nos pontos de apoio aos usuários da BR-116, numa parceria com a Autopista Planalto Sul – Arteris.


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Fiesc lança campanha de Vacinação da Gripe na Serra

  • 21-03-2016
  • A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI) lançou oficialmente a Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2016. A estimativa é vacinar 6 mil trabalhadores em 150 empresas na Serra Catarinense. As empresas interessadas devem fazer o cadastro no site vacinacao.sesisc.org.br até o dia 14 de abril. Além da aplicação da vacina nos trabalhadores e seus dependentes, as empresas receberão orientações sobre a campanha e os efeitos da imunização.

    A ação tem como propósito a promoção da saúde dos funcionários das indústrias catarinenses e está vinculada ao Programa de Promoção de Segurança e Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria. A diretora regional do Sesi, Silvia De Pieri Oliveira diz que a campanha de vacinação dentro da indústria também contribui para a economia. “Empresas que participaram no ano passado já estão repetindo a ação para este ano, pois sabem do benefício e se preocupam com o bem estar dos seus funcionários”, afirma Silvia frisando que mais de 1.800 doses já foram vendidas às indústrias.


    Sobre a gripe

    A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do país. A produção de anticorpos contra a gripe se inicia depois de 14 dias da vacinação e o pico se dá de quatro e seis semanas, sendo que a imunização dura cerca de um ano. Por isso, é importante tomar a vacina todos os anos.

    A prevenção contra a gripe depende também de outras ações. É importante manter a higiene, principalmente das mãos, e evitar lugares pouco arejados, além de buscar hábitos de vida saudáveis como uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

    Dados do Ministério da Saúde dão conta de que a vacinação contra a gripe (vírus influenza A ou H1N1) pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global pela doença.

     

     

    Texto: Catarinas Comunicação

  • Comentários
  • Governo de SC faz mutirão de cirurgias ortopédicas

  • 21-03-2016
  • A dificuldade de locomoção dificulta não apenas a movimentação da pessoa como também se torna um obstáculo para ações simples, necessárias e prazerosas, como trabalhar, praticar esportes, cozinhar e passear. Na Serra Catarinense, aproximadamente 600 cidadãos que sofrem com algum tipo de problema físico estão à espera de tratamento médico que pode levá-los à cura e, consequentemente, a uma melhora significativa na qualidade de vida.

    Por isso, o Governo do Estado vai realizar um mutirão de atendimentos ortopédicos a fim de zerar a demanda na região serrana. Das cerca de 600 pessoas necessitadas deste tipo de atenção, 400 precisam ser submetidas a cirurgias de média e alta complexidade.

    Assim, o Governo de SC decidiu que vai pagar pelos procedimentos, como a videoartroscopia de ombro e joelho. E depois de tratativas que envolveram o governador Raimundo Colombo; o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte; o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing; e o deputado estadual Gabriel Ribeiro, ficou acertado que serão investidos R$ 250 mil na realização das cirurgias no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, que é a instituição vocacionada para este tipo de serviço na região. Os detalhes foram definidos na tarde da última sexta-feira, dia 18, em reunião entre representantes do Governo e a direção do hospital.

     

    Pacientes mais graves serão priorizados para voltarem a ter vida saudável

     

    Serão oferecidos atendimentos ambulatoriais e cirúrgicos, totalmente gratuitos, a casos de quadril, ombro, mão, pé, joelho e tornozelo a pacientes vítimas de doenças crônicas e degenerativas, más formações, problemas laborais, traumas e fraturas diversas.

    Não serão atendidos casos de urgência e emergência, que seguirão o fluxo normal no HNSP. O mutirão de cirurgias será voltado apenas às pessoas que já aguardam por atendimento há vários meses ou até anos.

    A proposta é realizar entre 10 e 12 cirurgias por mês, sempre considerando o grau de risco dos casos, e não o tempo de espera. Os pacientes serão contatados pelo hospital e pela Gerência de Saúde da ADR Lages, e os procedimentos devem ser iniciados nas próximas semanas.

    “Muitas pessoas estão entrando em depressão e perdendo qualidade de vida porque não conseguem fazer coisas simples do cotidiano devido aos problemas físicos. Até a economia das suas famílias fica comprometida, pois não conseguem trabalhar e produzir. A nossa proposta é fazer com que esses cidadãos voltem a ter uma vida normal, saudável e feliz”, diz a gerente regional de saúde de Lages, a enfermeira Camila Baccin.

     
    ADR de Lages/Gerência de Comunicação/Pablo Gomes
     

  • Comentários
  • Oportunidades de negócios do Lages Garden são apresentadas na Feijoada da Serra

  • 21-03-2016
  • O Lages Garden Shopping é referência e está consolidado como o shopping da Serra Catarinense.  O maior centro de compras, lazer e entretenimento da família lageana está cada vez mais parecido com serranos e faz questão de apoiar os eventos da cidade. Neste fim de semana, o empreendimento marcou presença na Feijoada da Serra 2016, na pousada Refugio do Lago.

    O coordenador de marketing, Luis Rodrigo Rossette, destaca a importância de participar de ações como esta. “O shopping é de Lages. Nós queremos estar cada vez mais próximos das pessoas e reforçar que o empreendimento foi feito para elas”, destaca.  

    A equipe de profissionais do setor comercial participou da Feijoada para estreitar relacionamentos, distribuir material informativo e apresentar a vasta gama de oportunidades de negócios que o shopping oferece para futuros empreendedores. “Temos 80 franquias aprovadas para operar no Lages Garden Shopping. Grandes marcas querem se instalar em Lages e precisam de parceiros”, reforça Luis.

    A loja Studio Z montou um espaço aconchegante para receber os clientes e apresentar, especialmente os produtos das novas coleções paras as estações de outono e inverno.  As realezas da Festa da Maçã e Festa do Pinhão estiveram no estande para conhecer as novidades.   A Cinemark, a maior rede de cinemas especializada em complexos multiplex do Brasil, foi apoiadora do evento. Os participantes da Feijoada foram presenteados com dois ingressos para assistir a qualquer filme exibido nas salas modernas e confortáveis da rede em Lages.

     

    Texto e fotos: Catarinas Comunicação

  • Comentários
  • Lages Tattoo Fest atrai mais de seis mil pessoas em três dias

  • 21-03-2016
  • A equipe do estúdio Morrigam Tatto promoveu um evento inédito na Serra catarinense. Durante este fim de semana (18,19 e 20), o Centro Serra Convention Center se transformou no palco onde a originalidade, ousadia e arte foram destaques no 1º Lages Tattoo Fest. A prefeitura é apoiadora do evento que segue a linha de promoções que atraem turistas à cidade.

    O evento é uma tendência mundial e reforça o chamado mercado underground em Lages (Underground significa subterrâneo, em português. Refere-se a uma cultura que foge dos padrões normais e conhecidos pela sociedade. É um ambiente com uma cultura diferente, que não segue modismos).

    Segundo Jean Grassi, um dos organizadores, mais de seis mil pessoas passaram pelo Centro Serra nos três dias. “Quando comecei a tatuar não imaginava promover um evento desta magnitude. Com toda a experiência adquirida no exterior e participando de convenções pelo Brasil, começamos a amadurecer a ideia que foi ganhando forma e o resultado está aí. Lages é pioneira na região em promover uma convenção de tatuagem”, afirma. A ideia é transformar o Lages Tattoo Fest num evento anual.

    A exposição da arte na pele ultrapassa as barreiras e padrões impostos pela sociedade. Prova disso são os 80 estandes montados e a participação de mais de 300 tatuadores de Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, dos três Estados do sul e de países como Argentina e Uruguai. “O evento carrega alguns mitos e nossa intenção é desmistificá-los e mostrar que o Lages Tattoo Fest é um evento para a família”, diz Marcelo Palimok, produtor executivo do evento.

     

    O ponto alto da noite de sábado (19) foi o concurso Miss Tattoo Lages. Mais de dez participantes desfilaram no palco mostrando desenvoltura e atitude diante do público. A vencedora do concurso será capa da Metal Head da Colômbia. “Este é um desfile performático onde as participantes mostram a que vieram”, conta Aline Cândido, lageana que também é organizadora do evento e que já levou quatro títulos de Miss Tattoo Brasil e dois títulos de Miss Tattoo Argentina.

  • Comentários
  • Agenda do Legislativo

  • 21-03-2016
  • Nesta semana, além das sessões deliberativas que acontecem todas as segundas e terças-feiras a partir das 18h no Plenário da Câmara, o Poder Legislativo promove mais duas reuniões.

    Na quarta-feira (dia 23), às 19h, acontece uma audiência aberta a participação do público para assuntos referentes à saúde em Lages. A secretária municipal Rose Possato Penso foi convocada a participar da reunião proposta pelos vereadores Juliano Polese (PP) e Aida Hoffer (PSD). Alguns dos temas que devem ser questionados são a instituição de cotas em fisioterapias e exames; a falta de pagamentos aos prestadores de serviço; o baixo número de medicamentos e materiais médico-hospitalares; e o atraso das obras da UPA e das unidades básicas de saúde dos bairros Conta Dinheiro, Vila Mariza e Centenário.

    No dia seguinte (24), uma audiência pública proposta pelo vereador Marcius Machado (PR) traz ao Plenário Nereu Ramos temas como a proteção animal, maus-tratos, abandono e castrações de animais domésticos e de rua. Foram convocados a participar da sessão os secretários de Meio Ambiente, Hampel Vieira, e da Saúde, Rose Possato Penso, além do responsável pelo Centro de Zoonoses, Bruno Hartmann. A reunião começa a partir das 19h. A população pode se inscrever para falar na reunião até o horário de início.

    Everton Gregório

  • Comentários