Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Sessão de negócios reúne[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Comissão da Câmara Federal realiza Seminário Sobre a Pessoa Idosa

  • 13-06-2018
  • A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara Federal, por solicitação da deputada federal Carmen Zanotto (PPS/SC), realiza em Tijucas, no dia 14 de junho, um seminário sobre a pessoa idosa com o tema: "Direitos dos Idosos, Novos Olhares". O evento será aberto ao público em geral e acontece a partir das 13h30 horas no Anfiteatro Leda Regina . Além da deputada Carmen que faz parte da Comissão, a deputada Leandre Dal Ponte (PV/PR) e especialistas sobre o assunto também irão participar do evento.

    Os trabalhos auxiliam para o fornecimento de subsídios para as demais Comissões da Casa, contribuindo para a formulação de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas e estudos relativos à situação das pessoas idosas no Brasil.

    “Precisamos respeitar e avaliar como nós estamos cuidando de nossos idosos em todos os espaços. Apesar do avanço institucional no reconhecimento dos direitos, na nossa realidade ainda há preconceito e violências contra a população idosa,” ressaltou Carmen Zanotto.

    De acordo com a estimativa de pesquisas relacionadas ao tema, a população de idosos deve quadruplicar até o ano de 2060. Pois, nos últimos 10 anos a população brasileira de 60 anos cresceu 21,6%, a de 80 anos ou mais 47,8%.

     


    Gabinete Carmen Zanotto

  • Comentários
  • Professores da rede municipal aperfeiçoam-se em Contação de Histórias

  • 13-06-2018
  • São quatro encontros semanais, com quatro turmas de professores da rede municipal de ensino, realizados na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Universitário. O curso está em andamento há um mês e tem o objetivo de, através da contação de histórias, que professores e alunos dos anos iniciais tenham aulas mais participativas e que estimulem a curiosidade e a leitura.

    Segundo Ivone, atualmente os trabalhos de estudo estão sendo desenvolvidos em cima da escolha dos livros e como trabalhar com eles. “O educador tem que saber qual é o melhor livro. Não recomendo livros provenientes de filmes famosos, por exemplo. A criança provavelmente já assistiu a produção e aí as comparações podem dispersar a atenção. Clássicos são recomendados, e a leitura tem que incorporar os personagens, aí que entra o trabalho de teatro, voz e música”, informa.

    O próximo passo é a chamada do público infantil dos bairros vizinhos à Praça do CEU em algumas datas para participar da “Contação de Histórias” executadas pelos próprios professores. “A ideia é chamar a comunidade para apreciar o que estamos desenvolvendo com os educadores aqui. Com a presença das crianças, ocupamos a Praça, geramos experiências e poderemos antecipar o que cada professor de cada Centro de Educação Infantil pode realizar na nossa cidade”, comenta.

    A Praça do CEU tem gestão compartilhada com as secretarias municipais de Assistência Social e Habitação, da Educação, além da Fundação de Esportes e Fundação Cultural. Para mais informações sobre os cursos de contação de histórias, os interessados podem entrar em contato com a professora Ivone Balzan, pelo número (49) 9 9911-5133.

     

    Fotos: Fabrício Furtado

  • Comentários
  • Ministro e governador são convidados para o Serra Catarina Festival de Inverno

  • 13-06-2018
  • O ministro de Turismo Vinicius Lummertz e o governador Eduardo Pinho Moreira são os convidados de honra para abertura do Serra Catarina Festival de Inverno dia 29 de junho, às 19 horas no Centro Cultural Vidal Ramos - Sesc. O convite para virem à Lages foi entregue nesta terça-feira (12), pela diretora da CDL Rosani Poccai e a diretoria do Conserra, durante o Congresso de Prefeitos no CentroSul, em Florianópolis.

    O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte Tufí Michereff, também foi convidado para a abertura do evento e confirmou presença. Uma cesta com produtos regionais foi entregue a cada um dos convidados. O Serra Catarina Festival de Inverno inicia dia 29 de junho e se estende até 31 de agosto com eventos nos 18 municípios da Serra Catarinense.

    Segundo Rosani Poccai, o sucesso do festival depende da soma de esforços de várias entidades. “Seu objetivo é promover o que de melhor nossa região oferece na estação mais fria do ano” disse. Este ano o festival terá programação repleta de atrações culturais, gastronômicas e promoções especiais voltadas aos turistas que sobem a Serra em busca do frio e para os moradores locais.

    O presidente do Conserra empresário Daniel Camargo Klein, disse que mais de 20 entidades são apoiadoras do Serra Catarina Festival de Inverno e sua tendência é se tornar um dos maiores festivais de cultura, gastronomia e turismo do Brasil. “Estamos no caminho certo, o que precisamos é avançar na consolidação desse macroprojeto com o comprometimento ainda maior das entidades”, defende Daniel Klein.  


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Centro de Convivência do Idoso leva o nome de Dom Oneres Marchiori

  • 13-06-2018
  • Após o interesse da prefeitura, com a aprovação do bispo Dom Guilherme Werlang, e do vigário da Diocese de Lages, o padre Ildo Ghizoni, na tarde desta terça-feira (12 de junho), em ato solene, o prefeito Antonio Ceron sancionou a Lei 012 aprovada pela Câmara de Vereadores de Lages, que denomina o Centro de Convivência do Idoso (CCI) como Centro de Convivência Dom Oneres Marchiori e também entregou uma homenagem para o primo-irmão de Dom Oneres, o senhor Alziro Luiz Laabs. Além do prefeito Antonio Ceron, acompanhado pela primeira dama, Salete Ceron, estiveram presentes o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos e demais autoridades municipais. 

    Antes de salientar Dom Oneres como uma figura importante para o município de Lages como religioso, o prefeito Ceron fez questão de recordar o ex-bispo como ser humano de bondade. “Temos um compromisso muito especial com todas as pessoas, especialmente com três públicos: Crianças, mulheres e idosos”, disse. Já o secretário de Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, destacou a melhoria na qualidade de vida dos idosos em apenas seis semanas de atividades.

    Primo-irmão de Dom Oneres Marchiori, Alziro Luiz Laabs, de 72 anos, natural de Carazinho (RS), vive há 35 anos em Lages com a esposa Helena Maria Laabs, 56, natural de Capinzal. “Dom Oneres Marchiori foi homem iluminado, fabuloso e justo. Foi amigo e conselheiro. Ele foi um verdadeiro herói. Estive com ele frequentemente antes de falecer, e mesmo nos momentos mais difíceis ele mantinha calma e sabia analisar as situações. Gratidão pela prefeitura municipal de Lages e pela Diocese. Dia 27 de junho completa um ano do falecimento de Dom Oneres”, recordou Alziro.

    Bispo emérito de Lages, ele faleceu em 27 de junho de 2017, aos 84 anos. Esteve à frente da Diocese por mais de 20 anos e foi o terceiro bispo de Lages, depois de Dom Daniel Hostin e Dom Honorato Piazera.

    O Centro de Convivência do Idoso Dom Oneres Marchiori

    Localizado na rua Cláudio Galeno, 153, bairro Várzea, o local possui capacidade para atender até 500 pessoas por semana. Aberto de segunda a sexta, manhã e tarde, das 8h às 12h e das 14h às 18h, os profissionais atendem os grupos da terceira e segunda idade dos territórios de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e comunidade em geral. Diariamente, os grupos que visitam o espaço possuem transporte coletivo para o deslocamento à disposição. 

    Tem por finalidade promover a qualidade de vida, preservar a autonomia e manter a independência da pessoa idosa, incentivando o envelhecimento ativo e a dignidade dos usuários, além dos cuidados com a saúde e a educação, promoção da cidadania, convivência familiar e intergeracional, com o propósito de evitar o isolamento e a institucionalização, o acolhimento em asilos.

    São oferecidas inúmeras atividades gratuitamente, realizadas pela Assistência Social e Habitação, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Agricultura, além da Fundação Cultural. Entre as atividades que serão oferecidas estão contação de histórias, pintura e desenho, xadrez, danças (vários ritmos), aulas de canto, trabalhos manuais, curso de cabeleireiro e de maquiagem, artesanato, ginástica (projeto Vida Ativa), horta comunitária do projeto Colheita Feliz, atendimento médico e fisioterapia (parceria com as universidades).

    Fotos: Marcelo Pakinha

  • Comentários
  • Semasa comunica possível falta de água na região do loteamento Gralha Azul devido à falta de energia

  • 13-06-2018
  • Isso acontece porque os aparelhos da Semasa, que fazem o abastecimento nas residências, são ligados nesta rede de energia

    A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) está informando a comunidade do loteamento Gralha Azul e adjacências que devido à queda de um transformador da rede elétrica da Celesc deverá haver falta de água nesta região da cidade, nesta quarta-feira (13 de junho). Isso acontece, pois os aparelhos da Semasa que fazem o abastecimento nas residências são ligados nesta rede de energia.

    Trânsito interrompido

    A equipe de trabalho da empresa contratada pela Semasa também está atuando, nesta quarta-feira, no conserto de uma rede de esgoto na rua Caetano Vieira da Costa, entroncamento com a Emiliano Ramos. Para estes reparos será necessário interromper o trânsito neste local. A previsão é que até as 18 horas o trânsito volte a ser liberado.

    Foto: Daniel Costa

  • Comentários
  • Achados e perdidos da 30ª Festa Nacional do Pinhão

  • 13-06-2018
  • Documentos e pertences extraviados no Parque de Exposições estão à disposição na Fundação Cultural de Lages

    A Fundação Cultural de Lages (FCL) recebeu na tarde desta terça-feira (12 de junho) da Gaby Produtora, uma série de itens perdidos no Parque de Exposições Conta Dinheiro durante a realização da 30ª Festa Nacional do Pinhão. A maior parte é de documentação e cartões, mas também objetos como óculos, bolsa e chaves de automóveis estão à disposição na FCL, na Rua Benjamin Constant, 141. Para mais informações, basta ligar para (49) 3224 7425, ou comparecer diretamente na FCL, na rua Benjamin Constant – piso superior do Museu Thiago de Castro,  de segunda a sexta-feira das 8h às 18h sem fechar ao meio-dia.

    Veja a listagem de documentos com nomes:

    Alessandra Rosa Garcia - Cart. Habilitação

    Aline Timóteo Cart. Estudante

    Ana Claudia R. dos Santos - Cart. Estudante

    Ana Gabriella Godoi Duarte - Identidade

    Andreia Ramos Pereira - Cartão

    Andriele Amoroso da Silva - Cart. Estudante

    Arlete das Graças Cruz - Bilhete Eletrônico

    Beatriz Freitas da Cruz - Cart. Habilitação

    Camila Gabriela Veloso Milani - Cart. Estudante

    Camila Pedrini - Identidade

    Camile Guanabara - Cart. Estudante

    Carla Gonçalves - Identidade

    Charlise Moraes de Jesus - Cart. Estudante

    Cintia Pinto Cunha  - Cartão

    Daria Maria Koech - Cartão

    Edgar Esteves Brinhosa - Cart. Habilitação

    Eduardo Rafael da Silva - Identidade

    Eduardo Rodrigues Machado - Identidade

    Elisa Maria Goulart - Cart. Estudante

    Estefani Schlichting Boing - Identidade

    Felipe Faber dos S. Madruga - Título Eleitor

    Felipe Fellizaro - Cart. Habilitação

    Flávio Guilherme dos Santos - Cart. Estudante

    Gabriel da Silva Zanghelin - Cartão

    Giovanni Arruda Martendal - Identidade

    Guilherme Kuhnen - Cart. Habilitação

    Hemelin Souza de Liz - Cart. Estudante

    Ingrid Martins Oliveira - Cart. Estudante

    Jéssica Cristina Uncini - Cart. Estudante

    João Vitor Medeiros Stefenon - Cart. Estudante

    Jose Vitor Branco Muniz - Cart. Estudante

    Juliane F. Carvalho - Cartão

    Juliane F. Carvalho - Cart. Unimed

    Juliane Francisconi Carvalho - Cart. Conselho

    Juliane Maria Sperandio - Cartão

    Katryn Rosana dos Santos da Costa - Identidade

    Kauana Cristina Cichovicz - Cart. Estudante

    Ketlhyn Suyane Ghislandi - Cart. Estudante

    Larissa Branco Machado - Identidade

    Leonardo Leite - Cart. Estudante

    Lisliane de Souza Macalossi - Cart. Habilitação

    Luiz A Borges FH - Cartão

    Malú Kayser Karklis - Identidade

    Marcia Bernadete Oneda da Silva - Identidade

    Maria Thamiris Conceição - Identidade

    Mariana de Souza - Cart. Habilitação

    Mariele Melegari Koerig - Cart. Estudante

    Marlo Vinicius de Morais - Identidade

    Matheus Rosa Rodrigues - Identidade

    Mauricio S. Ozorio - Cart. Estudante

    Moacir Schutz - Cart. Habilitação

    Naiara Beber - Cart. Estudante

    Nairon Augusto de Souza - Cart. Estudante

    Nedlin P. Barroso - Cartão

    Patrick Vieira de Carvalho - Cart. Estudante

    Paula Karine de Souza - Identidade

    Paulo Gilberto W. Athayde Jr - Cart. Habilitação

    Rafael Junior Silva - Cartão de Saúde

    Sabrina da Silva Santos Pereira - Identidade

    Samuel Teles de Moraes - Cart. Estudante

    Samuel Teles de Moraes - Identidade

    Simone Alves de Moura - Identidade

    Suesley Tereza S Paula - Cartão

    Suesley Tereza S Paula - Cartão

    Suesley Tereza S Paula - Cartão

    Suziana Manrich - Identidade

    Tatiane Aparecida Gomes - Identidade

    Tatiane Silva - Cart. Profissional

    Valentine Casagrande de Liz - Cart. Estudante

    Vanusa Souza Borges - Título Eleitor

    Yasmin Caroline Klockner Ribeiro - Car. Habilitação

    Foto: Fabrício Furtado

  • Comentários
  • Senac com inscrições abertas para o curso de pós graduação em Marketing Digital

  • 12-06-2018
  • O Especialista em Marketing Digital realizará uma imersão no contexto do marketing digital para diagnosticar a presença da marca, criar um planejamento de marketing digital para potencializar a presença da marca , prototipar e implementar ações de marketing digital, mensurando os resultados que demonstrem a eficiência e eficácia destas.

    Descontos especiais para ex aluno Senac*

    _ isenção taxa de matrícula

    _ 10% de desconto para ex aluno Senac

    _ 20% de desconto para comerciário

    _ Parcelamento diferenciado

     * Obs. O desconto não é acumulativo. 

    Aproveite a oportunidade e invista em você!

    Pode nos chamar! Vai ser um enorme prazer lhe atender!

    Um forte abraço!

    SENAC UNIDADE EM LAGES - 49 3223-3855 - 49 98402-5940

  • Comentários
  • Seminário sobre grafeno

  • 12-06-2018
  • TecnoUCS reúne empresários para debate sobre alta tecnologia

    Encontro vai discutir potencialidades do uso industrial do grafeno, material com alta capacidade de condução elétrica e considerado o mais resistente, leve e compacto do mundo. Evento ocorre na quinta, dia 14, no campus-sede da Universidade

    Diamantes, grafite e carvão. Todos materiais feitos da mesma substância. É apenas a diferente organização atômica que os distingue em aparência e propriedades. Assim como os membros mais novos da família atômica do carbono, à qual pertencem: o fulereno (descoberto em 1985) e o grafeno (sintetizado em 2004). E é sobre este último, devido às elevadas capacidades de condutividade, resistência e compactação, que as atenções da comunidade científica internacional da área de tecnologia estão voltadas, despertando o interesse do mundo empresarial.

    Por esta razão, o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul - TecnoUCS promove, na quinta, dia 14, o seminário Grafeno: Uso Industrial, Aplicações e Perspectivas. Voltado a empresários, entidades, sindicatos e lideranças regionais, o evento vai discutir as potencialidades de uso do material, pesquisadas internacional e nacionalmente e na própria UCS, onde um grupo de professores está envolvido com estudos a respeito, desenvolvendo aplicações nas áreas de polímeros, capacitores e segurança militar.

    O encontro também vai marcar a assinatura de um convênio de cooperação técnico-científica entre a UCS e a Universidade Mackenzie, de São Paulo, que atualmente conta com as pesquisas mais avançadas sobre grafeno no Brasil. Limitado a 50 vagas para convidados, o seminário ocorre nas instalações do TecnoUCS, no Bloco 59 do campus-sede.

  • Comentários