Portal Expressiva

NAS BANCAS EDIÇÃO DE JULHO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Aeroporto de São Joaquim terá o[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Em debate com talentos paraolímpicos, deputada Carmen defende importância da Bolsa Atleta

  • 10-02-2017
  • Durante Roda de Conversa realizada na quarta-feira (8), a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) defendeu a importância da manutenção e fortalecimento do programa Bolsa Atleta, destinada prioritariamente aos praticantes do esporte de alto rendimento em modalidades olímpicas e paraolímpicas.

    “Queremos e devemos preservar o direito da pessoa com deficiência, sem que ela tenha cerceada a liberdade. E o esporte é uma forma de inclusão”, argumentou a parlamentar.

    O debate foi promovido pela Comissão de Atletas Paraolímpicos. A entidade quer resolver um lapso originado dos direitos sociais dos atletas em face da legislação.  

    Pelas regras em vigor, os atletas que recebem o benefício estão com problemas devido a inclusão pela Lei 13.155/15 que obriga o Ministério do Esporte a efetuar recolhimento da contribuição previdenciária, gerando confronto entre as normas de previdência social.

    Carmen Zanotto propôs que sejam feitas audiência públicas a respeito do assunto e se colocou à disposição para abordar o Ministério do Esporte e da Previdência Social para resolver o impasse.

    “Não podemos permitir que se estabeleça prejuízo em hipótese nenhuma aos atletas ao aderirem a bolsa. Tenho certeza que o governo federal será sensível em resolver este problema”, declarou Carmen Zanotto.

     

    Fotos: Sionei Leão

  • Comentários
  • Novo presidente da Amures será eleito nesta sexta-feira

  • 10-02-2017
  • A eleição para escolha do quadragésimo nono presidente da Amures está agendada para a tarde desta sexta-feira (10), no auditório da entidade. Os 18 prefeitos confirmaram presença e mesmo tendo quase meio século de existência, a associação de municípios nunca registrou disputa no voto entre pretendentes ao posto máximo da diretoria.

    Colocaram o nome à disposição até agora para o cargo de presidente, o prefeito de Urubici Antônio Zili e o prefeito reeleito de Otacílio Costa Luiz Carlos Xavier, o “Tio Ligas”. A assembleia que definirá a nova diretoria inicia às 14 horas.

    A Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures, foi fundada em 10 de agosto de 1968. Seu desafio tem sido a busca a integração político-administrativa, econômica e social dos seus 18 municípios, que a constituem.

    Com um quadro de 20 colaboradores, a Amures assessora os municípios em áreas como engenharia, arquitetura, topografia, jurídica, movimento econômico, comunicação, tecnologia da informação, engenharia florestal, turismo, assistência social, cadastramento de projetos e contábil.

    É vinculado à associação de municípios, o Consórcio Serra Catarinense – Cisama, que possui atuação em áreas como saneamento básico, sanidade agropecuária, meio ambiente, segurança alimentar e infraestrutura. Também o Consórcio de Saúde, que atende sete municípios além dos 18 da Serra Catarinense é mantido pelos municípios para atender as demandas da população a baixo custo.

    Antes do momento da eleição nesta sexta-feira, os prefeitos discutirão sobre a situação dos valores dos convênios do transporte escolar do estado que está defasado, participação no XV Congresso Catarinense de Municípios em março, a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e finalmente, a eleição da nova diretoria para mandato de um ano.

    Além do presidente, serão escolhidos o primeiro e o segundo vice-presidente, três membros do Conselho Fiscal e três suplentes. A eleição é fechada e exclusiva apenas aos prefeitos.


    Oneris Lopes 

  • Comentários
  • Administração Municipal agiliza contratação de professores e auxiliares de classe

  • 10-02-2017
  • Preocupada com a qualidade do ensino oferecida nas unidades escolares, as Secretarias Municipais de Educação e Administração, estão realizando uma verdadeira força-tarefa nos processos de efetivação dos professores aprovados no último concurso público, contratação dos professores em caráter temporário e auxiliares de classe, aprovados no processo seletivo do ano passado.

    Este trabalho administrativo obedece alguns procedimentos legais como: atribuição de exercício para os professores efetivos lotados na Secretaria Municipal da Educação, chamada dos professores aprovados no concurso público e por último a chamada para a contratação de professores em caráter temporário. “Cada uma dessas etapas foi fundamental e nos exige prazos específicos, definidos a partir de embasamento legal”, explica a secretária municipal da Educação, Valdirene Vieira.

    Mas para atender o grande número de profissionais da Educação que estão sendo contratados e efetivados, além das demais secretarias municipais, o Departamento de Recursos Humanos (DRH) e o Serviço de Atendimento à Saúde do Servidor (SASS) estão atendendo de forma diferenciada e estendida. O DRH está trabalhando, nestes casos, das 8h às 21h e os médicos se comprometeram em atender o maior número de pessoas possíveis, podendo exceder seus horários normais de trabalho. “Este foi um acordo entre a Educação e a Secretaria de Administração. A previsão é que esta etapa se encerre até esta sexta-feira (10) e os professores já estarão em sala de aula na segunda-feira (13) normalizando a situação nas unidades escolares, não prejudicando o bom andamento das atividades neste ano letivo. Mas, se necessário, o atendimento também será feito no sábado (11)”, salienta a secretária.

     

    Segunda chamada para professores em caráter temporário

     

    De acordo com ofício expedido pela Secretaria Municipal da Educação, a segunda chamada para a contratação do professores, no processo seletivo, está programada para o dia 14 de fevereiro, terça-feira, conforme Portaria específica da Secretaria.

     

    Hora-atividade

     

    A hora-atividade dos professores regentes de turma dos anos iniciais está assegurada, conforme modelo de organização já divulgada aos profissionais.

     

    Projetos

     

    O projeto de Educação para a Sustentabilidade será encaminhado para aprovação do Conselho Municipal de Educação, que tem sua primeira reunião anual agendada para o dia 7 de março. A chamada para os profissionais que atuarão neste projeto só acontecerá após sua aprovação.

    A contratação de professores para o projeto Literatura e Produção Textual será realizada a partir de Portaria específica a ser definida e publicada no site da Secretaria Municipal da Educação, www.educacaolages.sc.gov.br.

       

    Apoio à Inclusão

     

    Já a contratação dos profissionais de Apoio à Inclusão, será realizada mediante chamada pública. Os critérios para a escolha e as demais informações serão disponibilizadas a partir de Portaria específica a ser definida e publicada no site da Secretaria Municipal da Educação, www.educacaolages.sc.gov.br.

     

    Fotos: Divulgação/Secretaria de Comunicação Social

  • Comentários
  • ACD Cruzeiro participa de Campeonato de Futebol de Campo em Urubici

  • 10-02-2017
  • A equipe do ACD Cruzeiro de São Joaquim foi até a cidade de Urubici no último domingo(05) para participar da Taça Olindo Diercksen de futebol de campo. Na oportunidade o time do Cruzeiro fez o lançamento de seu novo uniforme com o patrocínio do NOS Energy Drink confeccionado pela Ícone Sports.

    A estreia do novo uniforme não foi da forma que a equipe esperava e a vitória diante do time Jardim Verde Vale de Urubici não veio. Com um campo cheio de irregularidades e muito encharcado dificultou a ação das duas equipes. Os drenos não deram conta de escoar as águas das últimas chuvas. Em alguns pontos o barro dava em meia canela, a bola não rolava como deveria.

    No primeiro jogo do campeonato a equipe Jacutinga venceu o Atlético  por 4 x 0 em um jogo com duas expulsões. Já o segundo jogo o cruzeiro acabou perdendo para Jardim Verde Vale  por 4 x 1. O time do Cruzeiro iniciou o jogo pressionando mas o gol não saia e o Verde Vale abriu o placar encerrando o primeiro tempo na frente. Um erro da arbitragem não contabilizou os dois cartões amarelos que deu a um jogador do Jardim e não expulsou o jogador, ao perceber o erro da arbitragem o técnico do Jardim fez alteração no time e retirou de campo o jogador que levou os cartões.

    Já no segundo tempo o time do Cruzeiro perdeu muitas chances de gol e nada da bola ir para o fundo do gol e o Jardim fez mais um gol. O Cruzeiro então partiu pra cima do adversário e diminuiu o placar. Depois disso bolas na trave e chances claras de gol perdidas do Cruzeiro, como diz o ditado QUEM NÃO FAZ LEVA, foi o que aconteceu o Jardim finalizou o jogo fazendo mais dois gols.

    A equipe do Cruzeiro é a atual campeã deste campeonato, e tem um grande desafio pela frente, vencer o próximo confronto para seguir firme na competição. Nesta competição participam dez equipes onde apenas oito passam para a fase de mata-mata. O Jornal Folha da Cidade vai acompanhar todos os jogos do Cruzeiro.

     
     
    Fotos: Dionata Costa - Jornal Folha da Cidade

  • Comentários
  • Evento beneficente reúne rebaixados de toda SC

  • 09-02-2017
  • A primeira edição do Encontro de Carros Rebaixados (Encare) da Associação Lageana de Assistência ao Menor (ALAM) está marcada para este domingo (12). Cerca de 150 veículos de todas as regiões de Santa Catarina estarão em exposição a partir das 10h e permanecem até as 22h. O evento ocorre no estacionamento coberto do empreendimento.

    Os ingressos para Encare custam R$ 15. Quem quiser expor seu carro, pode se inscrever na hora. Para efetivar a participação basta levar um quilo de alimento não perecível. Tanto o valor arrecadado, quanto os donativos serão destinados à Alam. “Esse foi um evento sugerido por um de nossos voluntários. Estamos crentes que a comunidade vai marcar presença e ajudar a entidade”, reforça a presidente Eronilda Catarina Wruvius.

    Os organizadores destacam que este é um evento para a família. Haverá sorteio de brindes e o kart proporcionará desconto para quem estiver no Encare. Não será permitida a utilização de som e o consumo de bebidas no local. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar estarão presentes oferecendo suporte de segurança ao evento. 

     

     

    Texto: Catarinas Comunicação 

  • Comentários
  • Amures entrega novos projetos aos prefeitos

  • 09-02-2017
  • O presidente da Amures prefeito de Rio Rufino Thiago Costa entrega nesta sexta-feira (10), ao prefeito em exercício de Bom Jardim da Serra Pedro Ostetto, o projeto da ampliação e reforma da Escola de Educação Básica São Gerônimo.

    O pedido do prefeito bomjardinense foi protocolado na Amures em janeiro, para que fosse elaborada a ampliação da cozinha e dos banheiros masculino e feminino, até o início do ano letivo. A partir de segunda-feira, as obras de melhorias da escola já podem iniciar.

    O projeto contemplou também, diversas melhorias na parte elétrica e hidrossanitária da escola. Vários outros levantamentos topográficos estão em curso para elaboração de novos projetos aos municípios.

     

    Adequação ao Corpo de Bombeiros de Bom Retiro

     

    Semana passada, outros dois projetos foram entregues ao prefeito de Bom Retiro Vilmar José Neckel. Um preventivo de incêndios para o salão de festas da igreja da localidade de Campo Novo do Sul e outro arquitetônico da sede do Corpo de Bombeiros, na sede do município.

    Para o salão de festas foi projetada e dimensionada toda parte de sinalização, saídas de emergência, proteção por extintores e iluminação de emergência. No caso da sede dos Bombeiros, não tinham o desenho arquitetônico e como é uma exigência legal, foi elaborado o desenho para que a unidade se adequasse à norma.

    A elaboração de projetos de engenharia, topografia e arquitetura está intensa neste início de ano na Amures. O presidente da associação de município tem viabilizado todas as condições e um novo engenheiro foi contratado para substituir o profissional que morreu no final do ano passado, para atender as demandas das prefeituras.


    Oneris Lopes

  • Comentários
  • Inter se prepara para receber o Criciúma

  • 09-02-2017
  • O Internacional de Lages se prepara para receber o Criciúma nesta quinta-feira, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Catarinense. O confronto será às 20h30.

    O treinador Joel Cornelli deve fazer ao menos uma alteração no ataque, mas as trocas ainda não foram definidas. "Não é fazer mistério. São testes que estamos fazendo. Vamos ver como os jogadores se comportam nos treinos, tanto nas partes técnica e tática quanto na física."

    No último sábado, contra o Figueirense, o centroavante Paulo Henrique e o meia atacante Marcos Paraná entraram no segundo tempo. Eles e Paulo Victor têm sido testados no ataque, que na última partida teve Luizinho e Mateus Arence como titulares. Paulo Henrique, que foi titular nos jogos-treino durante da pré-temporada, já se recuperou de uma lesão na coxa ocorrida pouco antes do início do campeonato.

    Os ingressos para Inter x Criciúma estão à venda na loja do Inter e nas empresas que já aderiram ao programa de venda de ingressos com desconto em folha (Indusflora, Minusa, NDDigital, Bella Janela, Madepar, Morphos Confecções e sindicato dos servidores municipais). No dia do jogo, as bilheterias do estádio abrem às 18h30.

  • Comentários
  • Câmara Municipal aprova o projeto Eco-Cidadão

  • 09-02-2017
  • A presidente da Câmara de Vereadores, Aida Hoffer (PSD), apresentou na primeira sessão deliberativa (06-02), o projeto Eco-Cidadão, que consiste na doação de carrinhos padronizados aos coletores de material reciclado. Com objetivo de resgatar a cidadania do catador de lixo e propor novas alternativas de reciclagem, a moção contou com a aprovação unânime no Plenário e segue como sugestão ao prefeito Antônio Ceron (PSD). 

    Reciclar o lixo é uma atitude cada vez mais importante para a manutenção da saúde pública. Diante do aumento da população e com o crescimento da indústria constatou-se a elevação na produção de resíduos orgânicos e inorgânicos consumidos pela sociedade. Pensando nisso, a autora da moção 007/17, propõe que o Poder Executivo faça a doação de carrinhos padrão a todos os catadores do município. A doação dos equipamentos é parte do programa Eco-Cidadão, que também será responsável pelo levantamento e credenciamento de todos os catadores informais que atuam hoje em Lages. 

    Apresentado pela terceira vez pela vereadora na Câmara, o programa consiste na implantação de um local dotado de infraestrutura e regulamentação para que todo lixo recebido passe por uma classificação e posterior venda do material coletado. A gestão operacional terá como responsáveis as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. “A sociedade deve enxergar o catador como agente de proteção da natureza. A doação desse carrinho além de dar melhores condições de trabalho é uma forma de aumentar renda e dar uma melhor condição de vida aos mesmos”, ressalta a presidente. 

    Um vídeo do projeto está sendo elaborado e deve ser apresentado em uma futura sessão reafirmando a contribuição do trabalho do catador para a cidade e para o meio ambiente. No projeto Eco-Cidadão, o catador receberá identificação, capacitação, uniforme, informações de como se comportar no trânsito, transportar e organizar o lixo. “O mais importante é que esse trabalhador sairá da informalidade garantindo sua renda e contribuindo com a coleta seletiva ajudando na preservação da limpeza na cidade”, conclui Aida.

     

    Assessoria de Imprensa/Câmara de Vereadores de Lages

  • Comentários