Portal Expressiva

NAS BANCAS A EDIÇÃO DE FEVEREIRO


EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Convite para a XIV Fenahort

Previsão do Tempo - Climaterra

Curso de Bombeiros Mirins de Lages forma primeira turma no dia 1º de dezembro

  • 27-11-2016
  • A primeira turma de Bombeiros Mirins de Lages está prestes a concluir a formação. Com 36 crianças de nove a 12 anos matriculadas na Escola Municipal de Educação Básica Aline Giovana Schimitt, do bairro Guarujá, o curso prepara os jovens para ações de defesa civil, prevenção, segurança, primeiros socorros e proteção ao meio ambiente. A formatura ocorrerá no próximo dia 1º de dezembro.

    Na tarde da última quinta-feira, 24, os alunos foram levados ao Parque Ecológico Municipal para participar de atividades lúdicas e simulação de atendimento hospitalar na mata. Os trabalhos contaram com o auxílio de militares do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros e do labrador Barney, cão que está sendo treinado em Lages para atuar em operações de busca e resgate a vítimas. Um dos momentos mais marcantes da tarde foi o batismo, no qual os jovens tomaram um banho com a água do caminhão dos bombeiros.

    A coordenadora do programa, soldado Janaina Candia Costa, explica que a turma se reúne uma vez por semana na escola, durante três horas no contraturno das aulas, para realizar atividades teóricas e práticas na natureza.

    “Em outras cidades o programa é realizado dentro dos batalhões, e aqui em Lages fazemos nas escolas e em lugares como o Parque Ecológico. Isso resulta na melhora da autoestima e autoconfiança dos alunos”.

    “Estou muito feliz em participar do Bombeiro Mirim, porque eu sempre gostei de ajudar as pessoas. Gosto dos treinamentos de primeiros socorros, e o meu sonho é ser bombeiro”, conclui a estudante Naiara Oliveira Cadernal, de 12 anos e aluna do sexto ano.

     

    Formatura dos Bombeiros Mirins

     

    * Quando: quinta-feira, 1º de dezembro

    * Horário: 16h30min 

    * Local: Emeb Aline Giovana Schmitt, localizada na Rua Joaquim José Lopes, no bairro Guarujá, em Lages

  • Comentários
  • Na matrícula encaminhar quem não tem o nome do pai no registro

  • 25-11-2016
  • Chegou a época das matrículas para alunos novos e rematrículas para alunos das escolas da rede de ensino estadual e municipal, e escolas particulares. O Instituto Paternidade Responsável emitiu ofício à Secretaria da Educação do Município de Lages e da Gerência Regional da Educação além de ter expedido o documento à ADR – Agência de Desenvolvimento Regional solicitando para que as escolas fossem informadas para que se atenham durante esse período para alunos que não tenham o nome do pai no registro de nascimento.

    “Precisamos reduzir ainda mais o número de crianças e adolescentes que não tem o nome do pai no registro e consequentemente trabalharmos o laço afetivo, diz a coordenadora de projetos e conciliadora Rita Lang. 

    A instituição quer que todos os casos identificados que não tenha o reconhecimento paterno sejam encaminhados à Paternidade. Diariamente é realizado na sede cerca de 3 a 4 audiências de investigação de paternidade. 

  • Comentários
  • Sebrae oferece consultoria gratuita para empreendedores na Construir SC

  • 25-11-2016
  • Quem visita a feira Construir SC, no parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, conhece as novidades da área da construção civil e também pode receber orientações sobre como iniciar ou melhorar o seu negócio. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), além de apoiador do evento, está oferecendo consultoria gratuita aos empreendedores até o próximo domingo (27).

    O momento é de orientar sobre como fazer um plano de negócios com a ferramenta Canvas, prestar consultoria de planejamento e marketing, conhecer o portfólio de serviços e produtos de atuação do Sebrae, acessar material informativo, como os pokets, que são DVDs que tratam da implantação de um modelo de negócio com excelência de gestão.

    Os consultores também dão dicas de como trabalhar na construção civil de forma sustentável. “É importante falar do aproveitamento da água, como utilizar a energia solar e fazer compras de forma sustentável”, reforça o consultor Leandro Dela Picolla.

    As consultorias são destinadas a todos os segmentos de negócios. André Luiz Lima está se preparando para empreender no comércio. Ele foi um dos primeiros visitantes do estande do Sebrae na Construir. “Aproveitei para ouvir o que os técnicos têm a me dizer. É a primeira vez que busco ser um empreendedor, por isso, é bom estar bem orientado para fazer a coisa certa”.

     

    Planejar o negócio com o Canvas

     A metodologia Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico para construir um modelo de negócio novo ou melhorar o que já existe de forma simples, dinâmica e rápida. Em poucos minutos, é possível identificar quem é o cliente, traçar os outros passos e ter um conceito de empreendimento. O atendimento e orientações são fornecidos individualmente para cada visitante.

     

    Horários da feira 

    Sexta (25) – 16h às 22h

    Sábado (26) – 10h às 20h

    Domingo (27) – 13h às 19h 

     

    Texto e fotos: Catarinas Comunicação

  • Comentários
  • Comenda ?O Continente das Lagens? será entregue a instituições

  • 25-11-2016
  • A comenda “O Continente das Lagens” está sendo instituída pela prefeitura para homenagear pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o desenvolvimento social do município ao longo dos 250 anos. Ela faz referência à obra literária de Licurgo Costa que conta a história de Lages. E as primeiras comendas serão entregues a 23 instituições no próximo sábado (26), às 19h, no Teatro Marajoara.

    As primeiras homenageadas têm pelo menos cinquenta anos de história, e foram pioneiras em seus respectivos segmentos. Elas estão ligadas à educação regular, superior e especial, saúde, segurança pública, religião, esporte, comunicação, assistência social, agronegócio e empreendedorismo. Outras entidades e personalidades serão agradecidas no futuro.

    A cerimônia terá a presença de autoridades e a participação especial de atrações artísticas locais, como Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). O evento faz parte da programação alusiva ao aniversário de 250 anos de Lages. A solenidade será aberta ao público.

     

    Primeiros homenageados (por ordem alfabética)

    Apae

    Asilo Vicentino

    Associação Empresarial (Acil)

    Associação Rural

    Batalhão do Exército

    Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)

    Colégio Diocesano (atual Bom Jesus)

    Colégio Santa Rosa

    Convento Franciscano

    Corpo de Bombeiros Militar

    Correio Lageano

    Escola de Educação Básica Vidal Ramos (primeira instituição de ensino público)

    Hospital Nossa Senhora dos Prazeres

    Hospital Seara do Bem

    Hospital Tereza Ramos

    Inter de Lages

    Irmandade Nossa Senhora das Graças

    Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres (Catedral Diocesana)

    Posto Zootécnico (atual Estação Experimental)

    Rádio Clube

    Uniplac

    Polícia Civil

    Polícia Militar

  • Comentários
  • Estudantes da Udesc Lages doam alimentos arrecadados durante o 2º Encontro da Saúde

  • 25-11-2016
  • Estudantes da segunda fase do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrovetenárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, doaram cerca de 130 quilos de alimentos não perecíveis à Irmandade Nossa Senhora das Graças, na tarde desta quarta-feira, 23.

    Os donativos foram arrecadados durante as inscrições do 2º Encontro da Saúde, evento promovido pela turma, em outubro, voltado para o bem-estar físico e emocional de acadêmicos, professores e técnicos da universidade.

    Para receber os estudantes, cerca de 50 crianças que ficam em período integral na instituição, cantaram músicas de boas-vidas e, juntos, participaram de diversas brincadeiras. "É puro o que temos aqui", comenta o professor de Educação Física da Udesc Lages, Thiago Castro, responsável pelo Encontro da Saúde.

    Para o acadêmico Rafael Rodrigues, a visita proporciona envolvimento social: "Como estudantes, é interessante amadurecermos a parte social. Observar a felicidade das crianças em receber uma visita e a doação nos motiva a realizar, cada vez mais, este tipo de ação".

    Os futuros engenheiros agrônomos também conheceram a horta da instituição, que fornece parte dos alimentos oferecidos às crianças. "Alimentos orgânicos são servidos nas refeições e também são vendidos para ajudar a manter a irmandade", diz a diretora, Celestina Peron.

    Localizada no bairro Popular, a irmandade, que já foi um orfanato, hoje é o local onde 245 crianças e adolescentes de famílias carentes passam o dia todo ou parte dele. Além de manter um Centro de Educação Infantil (Ceim), a instituição oferece atividades complementares à escola, como oficinas e esporte.

    Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

  • Comentários
  • Moradores de Lages são convocados a cuidar da saúde

  • 25-11-2016
  • Na semana em que completou 250 anos de história, Lages recebe uma importante ação em benefício da saúde pública. O movimento “Se cuida SC”, realizado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, chega à maior cidade da Serra para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

    A ação em Lages ocorrerá neste sábado, dia 26 de novembro, a partir das 9h, no calçadão da Praça João Costa, no centro. Profissionais de saúde estarão no local para prestar orientações e realizar uma série de atividades gratuitas junto à população com vistas a uma melhor qualidade de vida. 

    Com o objetivo de estimular a adoção de hábitos como alimentação saudável, a prática de atividades físicas, a redução do consumo de álcool e o fim do tabagismo, o programa tem ênfase em fatores de risco e de proteção associados às doenças e agravos não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas, câncer e diabetes.

    “Esse é um movimento pelo qual pretendemos levar ao maior número de pessoas a mensagem de quanto é importante cuidarmos das nossas vidas”, diz a gerente de saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, enfermeira Camila Baccin.

  • Comentários
  • Lages prestes a ter um Plano Municipal de Preservação da Mata Atlântica

  • 25-11-2016
  • Conforme previsto na Lei nº 11.428/06, a Lei da Mata Atlântica, os municípios devem assumir sua parte na proteção dessa importante floresta através dos instrumentos de planejamento. Nesta quinta-feira (24), biólogos, técnicos, engenheiros florestais, representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, da Secretaria da Agricultura e Pesca, de secretarias afins de outros municípios e da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), reuniram-se para discutir a elaboração do Plano Municipal de Preservação da Mata Atlântica.

    Este é o quarto encontro e teve como proposta a realização da oficina “Mapa Falado”. “É uma oficina prática, na qual os participantes conseguem visualizar no mapa os remanescentes da vegetação da nossa região e também pensar em futuras áreas que poderão servir como de conservação. Estamos preocupados em alinhar o desenvolvimento econômico do município com a questão ambiental e de preservação do bioma”, explica a bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Michelle Pelozato.

    A primeira oficina foi de apresentação do Plano, seu objetivo e como poderia ser desenvolvido, através de várias etapas. O segundo encontro aconteceu durante o Mês do Meio Ambiente, em junho, trabalhando também com lideranças políticas além da comunidade em geral, prevendo as metas que deveriam estar inseridas no Plano, além dos pontos fracos e fortes do município nesta questão.

    O Plano Municipal de Preservação da Mata Atlântica é um instrumento que deveria ser adotado por todos os municípios brasileiros, mas poucos ainda estão se mobilizando para isso. Em Santa Catarina um dos poucos municípios que já concluíram o Plano é Dona Ema, no Oeste. Lages é o único na Serra Catarinense que já está encaminhado, através da Ong Apremavi. “Lages é um dos municípios mais importantes do Estado, sendo referência também nesta questão da elaboração do Plano, dando exemplo aos municípios menores da região. Somente quem possui este documento poderá contar com recursos da União destinados à preservação”, salienta o engenheiro florestal da Apremavi, Leandro Casanova.

    Um dado preocupante da Fundação SOS Mata Atlântica mostra que Santa Catarina está em terceiro lugar no ranking do desmatamento. “Não adianta o município ter o seu plano definido e no seu entorno não. Por isso decidimos por reunir representantes de outros municípios da região para incentivá-los a se mobilizar também”, destaca Michelle.

     

    Educação ambiental nas escolas

     

    A terceira oficina foi uma formação com 84 professores das séries iniciais da rede municipal de ensino. Na oportunidade foi apresentado o projeto de educação ambiental que será implantado nas escolas. A próxima formação será com os professores da rede estadual. O objetivo foi refletir sobre o tema “Mata Atlântica – conhecer para conservar” e discutir a inserção nas disciplinas do currículo pedagógico.

    No cronograma, que terá continuidade em 2017, terão atividades com os alunos, entre elas visitas às áreas de conservação permanente, realização de trilhas, elaboração de questionários, entre outras que visam o incentivo ao interesse pelo assunto. Também serão prestadas orientações sobre a unidade de conservação que existe no município, sobre as espécies de animais e plantas nativas e a importância da preservação das nascentes.

     

    Metas para os próximos 20 anos

     

    O Plano Municipal de Preservação da Mata Atlântica reúne e normatiza os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da mesma. Ele será um documento com metas e ações que deverão ser seguidas pelos próximos 20 anos. A previsão é de que até meados de 2017 o documento esteja concluído e entregue à população. “Serão necessárias revisões a cada três ou quatro anos, para verificar se as metas serão alcançadas e o que pode melhorar. Por isso a importância da participação da comunidade, trazendo novas demandas para dentro da secretaria, pois Lages tem uma extensão territorial muito grande, difícil de acompanhar sozinhos”, esclarece Michelle.

  • Comentários
  • Unifacvest promove Semana Acadêmica de Educação Física

  • 25-11-2016
  • A Semana Acadêmica de Educação Física Unifacvest está acontecendo nas dependências poliesportivas do Colégio Univest. O evento começou na última segunda-feira (21), e termina hoje (25). A promoção reúne acadêmicos de todas as fases, e agrega as modalidades de futsal, basquete, voleibol, xadrez, dança, supino, cabo de guerra, natação e tênis de mesa.  

    O principal objetivo da Semana Acadêmica é estimular a organização de eventos estudantis. “Estamos aprendendo a promover torneios esportivos entre estudantes. Esse aprendizado servirá para o futuro, quando estivermos atuando nas escolas”, diz o acadêmico da 5ª fase, Matheus Palla.

  • Comentários