Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

14º Simpósio de Serviço Social[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Atividades mão na massa, drones e robôs estão na programação do Universo #VemFazerSesi

  • 17-10-2018
  • Cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo Universo #VemFazerSESI, evento de iniciação científica que a entidade realiza de 18 a 20 de outubro, em Rio do Sul. Atividades ‘mão na massa’, demonstrações de drones e desafios entre robôs estão na programação que é gratuita e aberta ao público. O primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, Marcos Pontes, profere palestra na quinta-feira (18), às 10 horas. A programação inclui ainda interação com óculos de realidade virtual, palestras e workshops sobre inovação, indústria 4.0 e e-Social.  

    Os visitantes poderão participar de atividades makers (mão na massa) como o uso de impressora 3D, oficinas de fotografia; de eficiência térmica ideal para uma casa; de desenho na areia por meio do Scratch (linguagem de programação); integração de ferramentas de tecnologia móvel smartphone, rede e GPS para registro de informações geográficas, experimentos científicos, além de oficinas para professores sobre prototipagem, literatura, arte e aprendizagem criativa na escola. 

    No dia 18, os participantes poderão participar de debates sobre esporte, educação, inovação e engenharia em aplicações da indústria 4.0 e encontro de negócios. Já na sexta-feira (19), professores participam de um hackathon sobre educação criativa. O IEL também realiza workshop sobre fontes de fomento para inovação. Gestores escolares poderão acompanhar palestras sobre profissões do futuro. No sábado (20), quando o evento se encerra, o SESI realiza workshop sobre o impacto do e-Social na saúde e segurança do trabalho e no futuro dos negócios. Os visitantes poderão conhecer ainda o Espaço da Indústria, no qual empresas da região vão expor maquinários e tecnologias utilizadas na produção industrial. 

    RobôBaio representa a Serra na etapa regional

    No evento, o Sesi realiza a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League. Crianças e adolescentes de 9 a 16 anos responderão O que é necessário para se viver em uma estação espacial ou viajar para outro planeta? na nova temporada (Into Orbit) do torneio.

    Participam estudantes de todo o Estado e a competição vale vaga para a fase nacional. Representando a Serra Catarinense está a RobôBaio. Formada por 3 meninas e 6 meninos, de 10 a 15 anos, a equipe desenvolverá as missões do robô na mesa, cumprindo 15 missões. Os jovens ainda fizeram um projeto de pesquisa sobre problemas físicos e sociais vividos pelo astronauta em viagens de longa duração.

    O time escolheu como problema a possível falta de energia na nave, caso de pane ou ainda uma manutenção.  Como proposta de solução sugerem uma fonte alternativa de energia, gerada através do uso e movimento de uma bicicleta acoplada a um alternador e bateria, gerando e armazenando energia. Com o protótipo, a energia gerada ligará uma TV e transmitirá um vídeo sobre o projeto. 

    Catarinas Comunicação e Assessoria de Imprensa da Fiesc

  • Comentários
  • Meio Ambiente credenciará vendedores ambulantes inscritos para Dia de Finados

  • 17-10-2018
  • Nos dias 18 e 19 de outubro, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente credenciará os vendedores ambulantes inscritos para comercializarem seus produtos em frente aos cemitérios municipais Cruz das Almas e Nossa Senhora da Penha no Dia de Finados, 2 de novembro (sexta-feira). Ao todo se inscreveram, para atuarem no Cruz das Almas, 14 ambulantes, e outros seis para o Nossa Senhora da Penha. Como o número de vagas era superior às inscrições efetivadas, todos serão contemplados, não havendo necessidade de sorteio.

    Segundo explicou o secretário municipal Euclides Mecabô (Tchá Tchá), de acordo com o número de inscritos será feito agora mapeamento das áreas frontais aos cemitérios, para determinar o local onde cada um deles poderá instalar suas tendas comerciais. Estão liberados para a comercialização, no Dia de Finados, os seguintes produtos: Algodão doce, picolé, sorvete, doces embalados (industrializados), maçã do amor, vela, flores, artigos religiosos, bebidas não alcoólicas e salgadinhos embalados (tipo chips). Para as vendas, os ambulantes poderão se utilizar de mesa, cadeira e guarda-sol.

    Foto: Arquivo

     

  • Comentários
  • Gestão de Resíduos Sólidos de Lages em discussão na Câmara

  • 17-10-2018
  • Nesta quarta-feira (17), a Câmara de Vereadores de Lages promove uma audiência pública para apresentar as iniciativas desenvolvidas no município acerca da gestão dos resíduos sólidos e rejeitos produzidos na cidade, além do que ainda pode ser feito para aprimorar a questão do ponto de vista da coleta, transporte, tratamento e destinação de tais matérias. A reunião tem início às 19h, no Plenário Nereu Ramos, sede do Poder Legislativo Lageano.

    Proposta pelos vereadores Moisés Savian (PT), Gerson Omar dos Santos (PSD) e Lucas Neves (Progressistas), a audiência pública permite que qualquer pessoa da nossa população faça uso da palavra e exponha suas experiências, sugestões e críticas sobre o assunto em pauta. Para isso, os interessados devem se inscrever até o início dos trabalhos.

  • Comentários
  • Quinta-feira será dia de duas interdições no trânsito em Lages

  • 13-10-2018
  • A comunidade deve estar precavida sobre dois bloqueios de trânsito nesta quinta-feira (18 de outubro). A partir das 7h40min, será interrompido o fluxo de veículos na rua Honorato Ramos, Centro, trecho desde a rótula com a rua Frei Gabriel até o nº: 162, esquina com a rua Oswaldo Cruz, para os serviços de recolhimento dos entulhos do prédio da antiga Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt).

    E no período das 13h às 16h30min, desta quinta-feira, a rua Guaviju, bairro Habitação, será fechada ao tráfego de veículos, pois a Unidade Básica de Saúde (UBS) irá promover uma festa em comemoração ao Dia das Crianças. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) irão sinalizar os respectivos endereços para garantir a segurança de motoristas e pedestres, e a tranquilidade de operários na retirada dos entulhos de construção e dos funcionários, crianças e pais no evento do Habitação.

    Arte: Nathalia Lima

     

  • Comentários
  • Curitibanos recebe neste sábado a terceira etapa da Copa SC Racing

  • 13-10-2018
  • A cidade de Curitibanos já está na contagem regressiva para receber pilotos e navegadores vindos de diversas regiões de Santa Catarina e estados vizinhos. Neste sábado (20), será realizada a terceira etapa da Copa SC Racing que entra na reta final da temporada 2018 (válida também pela terceira etapa do Campeonato Catarinense de Rally de Regularidade). A última prova será em Florianópolis, no dia 01 de dezembro.

    As inscrições estão abertas em www.transcatarina.com.br, e o competidor pode escolher entre as categorias: Máster, Graduados, Turismo, Cidade, Pais e Filhos e Novatos 4x4. De acordo com o diretor geral da Copa SC Racing, Edson João da Costa, o evento recebe todos os perfis de competidores – independente do nível de experiência no rali de regularidade. “Não importa de quantas provas a pessoa já tenha participado, ou quantas vitórias ou ‘derrotas’ tenha vivido... Nosso objetivo é fazer do rali um esporte para todos, então, recebemos desde as duplas mais competitivas, até os estreantes que desejam se aventurar e conhecer mais sobre pilotagem e navegação”, salientou Costa.

    O percurso terá aproximadamente 120 quilômetros e passará por três fazendas de Curitibanos destinadas ao plantio de pinus. Com muitas estradinhas em meio às árvores, a expectativa é que esse seja o certame mais técnico desta edição da Copa SC Racing. “As médias de velocidade estarão bem justas e condizentes com o tipo de terreno dos trechos. Com diversos laços e pegadinhas, essa etapa tende a acirrar ainda mais a disputa pelo título e deixar as duplas bem parelhas no ranking geral”, analisou Costa.

    Essa é uma semana de preparação de pilotos e navegadores que, além fazerem as verificações finais nos veículos, também precisam traçar a melhor estratégia na busca do pódio. Os líderes da categoria Turismo, Júlio Schlindwein Júnior e Leonardo Agustinho de Melo (de Brusque e São José, SC, respectivamente), afirmam que será muito importante manter a concentração ao longo de todo o roteiro. “Estamos competindo em todas as provas (possíveis) do País, a fim de treinarmos e adquirirmos o maior entrosamento entre piloto e navegador. Isso nos faz evoluir a cada competição”, contou Schlindwein.

    A concentração da terceira etapa da Copa SC Racing será no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, na Rua Fioravante Ortigari, nº 707 – Universitário Waldemar Ortigari. Na sexta-feira (19), das 17h às 22h, a organização recepcionará os off-roaders. A largada será no sábado (20), às 9h31.

    A SC Racing tem patrocínio de Floripa Textil, Concessionária Trilha SC, SFI Chips. Apoio de Gatos & Atos, Lavanderia Lave Bem, Grupo Gratt e Quatorze08

    Realização: SC Racing

  • Comentários
  • Carmen Zanotto se compromete em ajudar o Hospital da Criança de Joinville

  • 17-10-2018
  • A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) participou nesta terça-feira (16), do evento promovido pelo Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, com o Fórum Parlamentar Catarinense. O encontro acontece na Câmara Federal em Brasília.

    Embora seja referência no Estado, a direção do hospital veio pedir o apoio dos deputados e senadores para a apresentação de emendas orçamentárias, no valor de R$ 2 milhões. Com esses recursos serão comprados arco cirúrgico, lavadora ultrassônica, torre de videolaparoscopia e endoscopia.

    “Este hospital, que é referência em Santa Catarina no atendimento pediátrico, também tem suas dificuldades e precisa do apoio do Fórum. Vamos trabalhar para a unidade hospitalar continue oferecendo atendimento de qualidade as nossas crianças”, ressalta Carmen, que preside o Fórum Parlamentar Catarinense.

    O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria atende pacientes de 284 cidades, o que representa 70% do total dos municípios do Estado. Mensalmente, mais de 11 mil crianças e adolescentes utilizam os serviços oferecidos na instituição, que são custeados pelo SUS.

     

    Fotos: Robson Gonçalves/ PPS

  • Comentários
  • Lombadas físicas são alternativas para conter alta velocidade

  • 14-10-2018
  • Duas lombadas físicas estão sendo implantadas sobre as pistas de rolamento da avenida Santa Catarina, pela Secretaria de Planejamento e Obras. Os trabalhos iniciados na manhã desta terça-feira (16 de outubro) serão finalizados ainda hoje, segundo informa o engenheiro, Franco Mendes.

    Para a construção de cada uma das lombadas foram utilizadas 10 toneladas de massa asfáltica, ou seja, uma carga de caminhão, praticamente.

    Placas indicativas, sinalizam a existência das novas lombadas, desde a 50 metros de distância. Além disso, faixas amarelas, reflexivas, pintadas sobre as lombadas, facilitam a visualização destes dispositivos, por parte dos motoristas.

    “Neste ponto da avenida, registra-se grande movimentação de veículos, não sendo expressiva a passagem de pedestres pelo local. Desta forma, a escolha foi pelas lombadas, em vez de travessias elevadas”, explica Franco Mendes.

    O engenheiro disse que devido a não renovação do contrato de funcionamento das lombadas eletrônicas, que provavelmente ocorrerá somente em 2019, a alternativa para conter a velocidade dos veículos automotores, de acordo com os padrões urbanos, são as lombadas e travessias elevadas.

    Fotos: Marcelo Pakinha

  • Comentários
  • Princípio de incêndio é controlado rapidamente no Ceim Filhos dos Funcionários

  • 17-10-2018
  • A comunidade escolar do Centro de Educação Infantil (Ceim) Filhos dos Funcionários, localizado na rua Maria Augusto de Souza, no Centro, foram surpreendidos com um princípio de incêndio no meio da tarde desta terça-feira (16 de outubro). Decorrente de um curto circuito, o fogo iniciou na cozinha, mas foi rapidamente controlado pela equipe de serventes e professores, que utilizaram extintores de incêndio.

    Em poucos minutos uma viatura do Corpo de Bombeiros chegou ao local e controlaram a situação. O Ceim conta com aproximadamente 150 alunos, sendo as turmas do maternal em período integral e as demais em regime parcial. As crianças foram retiradas da parte de trás do prédio, onde ocorreu o sinistro, e abrigadas em um local seguro. Em seguida os pais e responsáveis foram informados sobre o ocorrido e buscaram seus filhos. “Foi realmente um susto, pois como o forro é feito de PVC e o fogo foi se alastrando rapidamente, mas felizmente controlado de forma eficiente. Quando os bombeiros chegaram a situação já estava estável”, diz a secretária da Educação, Ivana Michaltchuck.

    Por medida de segurança, nesta quarta-feira (17) não haverá aula no Ceim para que seja realizada uma revisão de toda parte elétrica e também a troca da parte do forro queimado. As aulas voltam ao normal na quinta-feira.

    Foto: Arquivo

  • Comentários