Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Sessão de negócios reúne[...]

Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

Rota Segura interligará o Centro ao Coral

  • 19-06-2018
  • Projeto que prioriza a acessibilidade, prevê, inicialmente, a interligação viária do calçadão central da cidade à avenida Camões, no bairro Coral, estendendo-se também por ramal secundário até alcançar as ruas do entorno do Parque Jonas Ramos, um dos mais belos cartões postais de Lages

    O projeto Rota Segura, contemplando a questão da acessibilidade nas vias urbanas, está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Obras, da Prefeitura de Lages.O Rota Segura será na verdade uma adaptação ao projeto de revitalização do Centro da Cidade de Lages, no qual se prioriza a acessibilidade às pessoas com deficiência física. Isso compreende a construção de rampas para cadeiras de rodas, linhas de calçadas com piso adaptado às condições especiais de deficientes visuais, por exemplo.

    O Rota Segura prevê, inicialmente, a interligação do calçadão central de Lages à avenida Luiz de Camões, no bairro Coral, estendendo-se, portanto, ao longo da rua Correia Pinto, avenida Presidente Vargas, passando pelo cruzamento com a avenida Carahá, e dali seguindo até a Camões.“As melhorias urbanas na avenida Luiz de Camões segue projeto próprio, para o qual estão sendo esperados recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Gabriel Ribeiro”, destaca o secretário municipal de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi.

    Outro ramal do Rota Segura interligará o calçadão da Praça João Costa às ruas de entorno do Parque Jonas Ramos (Tanque), passando pelas ruas Correia Pinto, Fausto de Souza e Emiliano Ramos (trecho da via Gastronômica).

    “Outra questão a destacar sobre este importante projeto, é que todas as obras públicas da Prefeitura são executadas de acordo com normas e legislação pertinente à acessibilidade. Isso vale para os novos prédios públicos como para as vias reurbanizadas (pavimentadas), seja em áreas centrais ou periféricas”, conclui Bortoluzzi.

    Fotos: Marcelo Pakinha

  • Comentários
  • Ex-ministro fala sobre turismo inteligente e o cenário econômico para Micro e Pequenas Empresas

  • 18-06-2018
  • O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) promove, em Lages, palestra sobre turismo inteligente e cenário econômico para os pequenos negócios com o ex-Ministro do Turismo, Luiz Barretto. O encontro ocorre na quinta-feira (21), no auditório do Centro Tecnológico da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), às 14h, e integra o workshop Identidade Cultural da Serra Catarinense. 

    O ex-ministro vai traçar o cenário atual do turismo no Brasil e no mundo. “Irei fazer uma análise dos números mais recentes do segmento no país, inclusive sobre a atratividade da cidade de Lages para os turistas estrangeiros, a partir dos seus pontos fortes e oportunidades oferecidas”, conta. 

    A palestra segue com uma avaliação do turismo na era digital, abordando as mudanças de comportamento dos turistas, sua demanda por informações cada vez mais rápidas e nos dispositivos móveis, os modelos de negócios e os diferencias das empresas do segmento que estão se destacando nessa área. 

    O palestrante abordará também a aplicabilidade dos Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil. “Vou falar sobre a integração da cadeia do turismo, com a inclusão de segmentos de serviços, comércio e indústria que sejam fortes na região e como podem ser aproveitados para potencializar a economia local do município”, acrescenta. 

    Na temática sobre Oportunidades e Alternativas, avalia o cenário econômico e como ele impacta os pequenos negócios de todos os segmentos. Em seguida, ele traça um retrato de quem empreende no Brasil, analisando as razões e o perfil dos empresários, para então focar nas oportunidades e alternativas disponíveis a esse público. 

     “Essa visão das oportunidades é construída a partir dos movimentos de mercado, como o comportamento dos consumidores, cada vez mais ligados à tecnologia e à sustentabilidade. Darei exemplos práticos de como diferenciar os negócios nessa nova realidade de mercado, mostrando que a inovação é possível a qualquer empreendedor, não importa o porte ou segmento no qual atua”, adianta.

     
    Catarianas Comunicação

  • Comentários
  • Educação compra mais de cem aquecedores para Ceims do município

  • 18-06-2018
  • O inverno ainda não chegou oficialmente, mas há algumas semanas as baixas temperaturas já se tornaram frequentes na Serra Catarinense. Para amenizar o frio, dentro da sala de aula, e tornar os ambientes mais quentinhos e aconchegantes para as crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Ceims), a Secretaria de Educação adquiriu 105 aquecedores elétricos.

    “Muitas crianças chegam por voltam das 7h30 e ficam até as 18h30. Muitas escolas já têm aquecedores ou até mesmo ar-condicionado, mas ainda existe essa demanda. Começamos pelos berçários e pretendemos, na medida do possível, adquirir mais aparelhos”, explica Andreia Bortoluzzi, coordenadora da Educação Infantil do município.

    A distribuição dos aquecedores iniciou na tarde desta sexta-feira (15 de Junho). A primeira unidade beneficiada foi o Ceim Maria de Castro Arruda, no bairro São Cristóvão. A diretora Márcia Burlani Regianini recebeu três aquecedores que serão utilizados nas salas dos berçários. “São muito bem vindos os aparelhos, pois alguns que temos no Educandário já estavam estragados, e aqui como todas as salas são muito grandes e com o pé direito alto, precisam de aquecimento extra nos dias mais frios”.

    Fotos: Toninho Vieira

  • Comentários
  • Previsão do Tempo - Epagri/Ciram

  • 18-06-2018
  • Terça-feira (19/06): Tempo: nevoeiros ao amanhecer e sol com poucas nuvens no decorrer do dia. Temperatura: baixa na madrugada, com chance de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul ao amanhecer. Durante o dia, temperatura em elevação. Vento: nordeste, fraco a moderado. Sistema: massa de ar frio no oceano, influenciando com menos intensidade SC.

    Quarta-feira (20/06): Tempo: sol com algumas nuvens em SC, com nevoeiro ao amanhecer. Temperatura: em gradativa elevação. Vento: nordeste, fraco a moderado.

    Quinta-feira (21/06): começa o inverno no Hemisfério Sul às 07h07min!!! Tempo: nevoeiro ao amanhecer e sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste e Sul do Estado, variando de 28°C a 30°C. Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

    Sexta-feira (22/06): Tempo: predomínio de nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia. Condição de chuva especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul, e à noite no Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, devido a aproximação de uma frente fria de fraca intensidade à SC. Temperatura: em elevação, porém não sobe muito por causa da nebulosidade. Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

    TENDÊNCIA de 23 de junho a 02 de julho de 2018

    Nos dias 23 e 24/06, a frente fria desloca por SC, provocando chuva no Estado e na sequencia declínio acentuado de temperatura. Próximo aos dias 29 e 30/06, outra frente fria deve passar por SC. Não há indicativo de volumes elevados de chuva até o momento!

    Gilsânia Cruz – Meteorologista (Epagri/Ciram)

  • Comentários
  • Dia 16 de junho marca 60 anos do falecimento do único catarinense que chegou à Presidência do Brasil

  • 15-06-2018
  • O Memorial Nereu Ramos registra a vida política e familiar do único presidente da República catarinense, falecido em 16 de junho de 1958, vítima de um acidente aéreo. Nereu Oliveira Ramos, nascido na cidade de Lages em 3 de novembro de 1888, foi um homem que conseguiu mudar a imagem da política no Brasil, com sua postura aguerrida e imponente, em um período marcado por um pós-Segunda Guerra Mundial e alterações no regime político no Brasil.

    Maria Apolinária, funcionária há mais de dez anos do Memorial Nereu Ramos, é a responsável por transmitir fatos sobre o ex-presidente para turistas, pesquisadores e estudantes. Ela lembra detalhes acerca do trágico acidente que envolveu Nereu Ramos em 1958, e sua trajetória. “Infortunadamente, Nereu Ramos, na época senador, saiu no período de seu acidente da capital do Brasil, (na época Rio de Janeiro), e veio a Florianópolis para uma reunião do Partido PSD. Participa da reunião no dia 15 de junho, e no dia seguinte embarca junto ao governador do Estado na época, Jorge Lacerda e o deputado federal Leoberto Leal, e a aeronave infelizmente é derrubada em São José dos Pinhais, segundo os jornais da época em virtude de um furacão. O presidente foi o único estadista que tivemos até hoje, e políticos como ele fazem falta para o Brasil nesse momento. Ele marcava muito por sua postura, fala, firmeza no que dizia, uma pessoa muito nacionalista, um amor pela sua pátria incondicional, que enfrentou militares e assumiu a Presidência em 11 de novembro de 1955”, conta.

    Segundo a historiadora, é preciso ressaltar e dar mais importância à história do Memorial e a do falecido Nereu Ramos, pois a maior parte dos turistas que visita o acervo histórico do ex-presidente não sabe quem ele foi, a importância que teve para a nação, ou mesmo não sabe como ele chegou a postos de tal relevância em sua história. “Já tivemos muitos visitantes oriundos de outras cidades, como Joinville, Florianópolis, Chapecó, Joaçaba, entre outras, todos com muita curiosidade para conhecer mais sobre a história da figura de Nereu Ramos e também poder ter contato com os retratos históricos do lugar”, conclui. O Memorial Nereu Ramos é aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min, e das 13h30min às 17h. Agendamentos para escolas podem ser realizados pelo número 3223-5410.

    Fotos: Tiago Seibert e Acervo Memorial Nereu Ramos

  • Comentários
  • Lages recebe uma das maiores Universidades do País

  • 15-06-2018
  • Conhecida como uma das maiores do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2016, a Universidade Positivo é a instituição que concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de quatro décadas do Grupo Positivo. Com mais de 30 unidades espalhadas por todo o país, chegou a vez de Lages receber cursos de Graduação e Pósgraduação EAD, com a tradicional qualidade da Positivo.

    Sob gerência de Fabio Bardt, os cursos de Graduação EAD disponíveis são: Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Pedagogia e Processos Gerenciais. Já a Pós-Graduação EAD conta com os cursos: Educação Infantil, Game Design, Gestão Escolar, MBA em Business Intelligence, MBA em Gestão Comercial e Vendas, MBA em Gestão de Marketing, MBA em Gestão de Projetos, MBA em Gestão Empresarial, MBA em Inteligência Financeira, MBA em Multicanais de Vendas, MBA em Negócios Digitais e Psicopedagogia Institucional.

    Para Lages, existe uma promoção especial de lançamento, a matrícula é gratuita, com descontos de até 70% até o dia 20 de julho de 2018. O desconto pode ser obtido pelo número 0800 004 5400. A Universidade Positivo EAD em Lages fica na Rua Otacílio Vieira da Costa, no Centro próximo a Câmara de Vereadores.

  • Comentários
  • Eletromecânica do Senai está entre os mais bem avaliados pelo SAEP no estado

  • 15-06-2018
  • Em Santa Catarina, os cursos profissionalizantes como o técnico em Eletromecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) são cerca de 20. O da unidade lageana foi avaliado pelo segundo ano consecutivo como um dos que tiveram melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Profissional (Saep). Nesta semana, a instituição recebeu duas placas parabenizando as turmas de Lages e Otacílio Costa.

    A Avaliação de Desempenho do Estudante foi criada para avaliar, em âmbito nacional, os cursos de educação profissional oferecidos pelo Senai. Esta ação analisa o desempenho de estudantes concluintes com o objetivo de aferir as competências necessárias ao desempenho da ocupação.

    Até o ano de 2016 a avaliação era apenas teórica. No passado ela passou a ponderar também o desempenho prático dos alunos. Eles tiveram que, por exemplo, verificar e substituir as peças de um motor com defeito e fazê-lo funcionar, além de responder questões relacionadas às disciplinas de todo o curso.

    O coordenador de Eletromecânica, professor Jhossuam Ramos de Souza, destaca que o desempenho dos estudantes do Senai foi satisfatória. “Tivemos uma ótima pontuação e ficamos entre o adequado e avançado. Dois melhores níveis de quatro na tabela de avaliação”.

    Para o diretor do Senai, Telmo Coelho, a análise dos resultados possibilitará a identificação das necessidades, demandas e problemas do processo formativo. “Aí levamos em consideração as exigências de competitividade da indústria e os princípios expressos nas políticas do Ministério da Educação e nas diretrizes do Senai para a educação profissional”.

    Telmo reforça que o resultado das provas feitas em Lages e Otacílio reflete também no mercado de trabalho. “A maioria dos alunos do curso de Eletromecânica formados pelo Senai saem empregados. Tivemos ano que todos os alunos concluíram o curso trabalhando na área”.

     
    texto e foto: Catarinas Comunicação

  • Comentários
  • Eduardo Sterblitch, do Tá no Ar ? a TV na TV estará em Lages

  • 15-06-2018
  • O humorista Eduardo Sterblitch, que ficou nacionalmente conhecido após participar do programa “Pânico na Band” e que hoje integra o elenco humorístico da Rede Globo, no programa “Tá no Ar – a TV na TV”, estará em Lages, no domingo dia 01 de julho, com o espetáculo “O Rei do Mundo - Uma Comédia Sobrenatural”, no Teatro Marajoara, em sessão única, às 19h.

     Mais de 200 ingressos já foram vendidos, e o 1° e 2° lote esgotaram. Os ingressos ainda estão à venda no site https://www.sterblitch.com.br/ , o valor é de R$60,00 (inteira) e R$30,00 (meia).

    Quem gosta de uma boa comédia não pode ficar de fora. A peça, protagonizada por Eduardo conta a história de Pedro Peregrino, um homem mentiroso, irresponsável, egoísta e sem escrúpulos. Seu maior desejo é tornar-se rico e poderoso, estando disposto a passar por cima de tudo e todos para alcançar seu objetivo. Durante toda a trajetória, Pedro Peregrino se encontra com cenas e personagens mágicos, que o ajudam a descobrir seu estranho destino.

    Com tons de acidez e dramaticidade, a montagem faz um retrato do Brasil contemporâneo. A ideia é que a plateia se veja, se identifique e encontre novas maneiras de viver e de encarar o lado obscuro do País com toda a corrupção e violência. A peça tem duração de aproximadamente uma hora, O Rei do Mundo tem classificação 14 anos.

     

    Serviço 

    O quê: Espetáculo “O Rei do Mundo - Uma Comédia Sobrenatural”

    Quando: 01 de julho de 2018 (domingo)

    Horário: 19h

    Onde: Teatro Marajoara – Lages SC

  • Comentários