Portal Expressiva

EVENTOS

Blogs e sites Parceiros

Serra Catarinense será[...]

Boletim previsão do tempo para[...]

Casa do Vinho realiza Business X Wine

  • 16-08-2018
  • Em sua sala especial de cursos e degustação de vinhos a Casa do Vinho na noite do dia 14 de agosto realizou encontro com um público seleto, onde reuniu 16 formadores de opinião e investidores de relevância para Lages.

    Uma noite marcada com o requinte e sabores dos Vinhos de altitude com a sofisticação e luxo dos empreendimentos internacionais de Orlando e Miami, tais como The Grove – Resort & Water Park. A Casa do Vinho de Lages e São Joaquim, a Lagetur - Agencia de Viagens, a Elite Internacional da Flórida. Como anfitriões a Camaro Imobiliária de Lages, apresentou o que de melhor nossa região tem a oferecer para investimentos.

  • Comentários
  • Seminário apresenta cases lageanos destaques no cenário nacional e na América Latina

  • 16-08-2018
  • A inovação tecnológica de uma empresa lageana, considerada uma das maiores do Brasil no desenvolvimento de softwares, e a história inspiradora de uma instituição financeira que registra uma das experiências mais importantes em negócios inclusivos na América Latina são temas de cases apresentados durante o Seminário Empreender Serra Catarinense.

    O evento ocorre no dia 10 de setembro, às 19h30min, no Centro Serra. Além de histórias de sucesso de quatro empreendedores da região, o Seminário traz um dos mais conceituados palestrantes do Brasil, Leandro Karnal. 

    A NDD é referência nacional no mercado de softwares. Está entre as maiores empresas brasileiras no seguimento, atende todos os estados e países da América Latina, Estados Unidos e Europa. 

    Desde 2004, a empresa atua de forma inovadora com foco em transformar tecnologias em resultados. A história de como a NDD se tornou especialista no desenvolvimento e na implantação de softwares de gestão nos segmentos de outsourcing de impressão e documentos fiscais eletrônicos será apresentada pelo presidente Valmir Tortelli. 

    O Banco da Família é uma das experiências mais importantes em negócios inclusivos na América Latina. Iniciou em 1998 como Banco da Mulher, por uma iniciativa da Câmara da Mulher Empresária, da Associação Empresarial de Lages (Acil).  A entidade foi criada para ser uma alternativa de crédito aos pequenos negócios, formais e informais para impulsionar o empreendedorismo na região de Lages. 

    Em 2003, a instituição ampliou e passou a se chamar Banco da Família. A presidente Isabel Baggio vai contar a trajetória de crescimento sustentável da instituição financeira que, em menos de 20 anos, se tornou a maior operação de microcrédito do Sul do país, concedendo mais de R$ 500 milhões de crédito. 

    Leandro Karnal fala sobre protagonismo e mudança de comportamento

    Historiador, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Unicamp, Leandro Karnal vem a Lages para tratar de protagonismo. Ele falará sobre os valores do indivíduo no mundo, sua capacidade de interferência na tomada de decisões para alcançar objetivos pessoais ou profissionais. 

     Karnal abordará fatores que determinam o sucesso ou o fracasso, qual o grau de liberdade e de ação de cada um, quais as forças que impulsionam ou impedem o desenvolvimento do indivíduo, entre outros assuntos. 

    Como acessar o evento 

    Os ingressos estão à venda pelo www.blueticket.com.br, em até 10 vezes, e nos pontos de venda: Associação Empresarial de Lages (Acil), loja Lígia Maria Calçados, Drogaria e Farmácia Nossa Senhora de Fátima e Panificadora Pádua, somente à vista e em dinheiro.

     

    Por: Catarinas   Imagem: Divulgação

  • Comentários
  • Passeio de Maria Fumaça é atração do feriado em Lages

  • 16-08-2018
  • Na data em que Lages celebrou sua padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres (15 de agosto) ocorreu o terceiro dia de passeios com a Maria Fumaça. O trem possui nove vagões, e tem em um dos trajetos de ida e volta a saída de Lages até a antiga Estação Berlande, com uma parada de aproximadamente 30 minutos.

    Enquanto a chaminé esfumaça céu afora, o Chefe de Trem dá boas-vindas e passa instruções aos passageiros, que observam cada detalhe atentamente. Com todos os ingressos esgotados para o terceiro dia, quase todas as poltronas foram ocupadas, a maioria por famílias. Entre elas, a de Helena Maria Vicenci, de 65 anos, que levou o marido, as duas filhas e os quatro netos. Ela conta que, quando criança, viajava muito de Maria Fumaça e costumava fazer o trajeto entre Ibirama e Blumenau com os pais. “Me sinto feliz em poder reviver a infância”.

    Durante todo o percurso na locomotiva a vapor, articulada, do tipo Mallet 204 (única na América Latina), observa-se a paisagem característica da região serrana, o que chama a atenção dos passageiros e os instiga a querer registrar todos os momentos do passeio. Um exemplo foi o casal Natan e Charleny Bizerril, que levou uma câmera fotográfica profissional na primeira experiência na Maria Fumaça junto da filha Ana Elise, de dez anos. “Eu gostei de muitas coisas, mas o que me chamou mais atenção foi à paisagem”, conta a filha do casal.

    Juntamente com a atração do trem, nas dependências da estação do bairro Ferrovia, o público pôde presenciar uma pequena exposição oferecida pelo Exército, com apetrechos e equipamentos antigos utilizados em obras.

    Os passeios continuam

    Os passeios com a Maria Fumaça continuam nos dias 18 e 19 de agosto (sábado e domingo). Os ingressos ainda disponíveis são para pagamento somente em dinheiro. Pontos de venda: Loja Honolulu, no Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho; agência de viagens Enjoy, no Shopping Gemini; Restaurante Bistrô, na rua Emiliano Ramos (Via Gastronômica), e a loja BGO Company, no Lages Garden Shopping. Compras com cartão de débito e crédito e boleto podem ser feitas pelo site www.ihtur.com.br. Não é possível fazer reservas. Crianças até cinco anos não pagam ingresso, porém, necessariamente devem viajar no colo dos pais e responsáveis. Já as crianças entre seis e 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e com documento de identificação. Por opção do organizador do evento não haverá concessão de meia-entrada para estudantes e nem desconto para idosos.

    Fotos: Toninho Vieira

  • Comentários
  • Serra Catarinense é a região com maior potencial para crescimento na apicultura no Estado

  • 15-08-2018
  • O estado catarinense foi divido em duas grandes regiões geográficas para a realização da Jornada Técnica de Apicultura.Nesta terça-feira (14), foi dado início a capacitação de lideranças para o aprimoramento em apicultura e meliponicultura. Em dois dias, o evento reúne, em São Joaquim, profissionais da Serra, Grande Florianópolis, Sul e Litoral Norte. Na quinta (16), um seminário agrupa os produtores serranos.  A ideia é capacitar cerca de 1,2 mil pessoas ligadas à apicultura catarinense. 

    No Brasil, o setor cresce de forma exponencial. Santa Catarina é o quarto maior Estado em produtividade, com 315 mil colmeias. São aproximadamente 10 mil famílias que dependem desse setor, onde 80% delas têm a apicultura como principal atividade econômica. Além disso, Santa Catarina produz anualmente 6,5 mil toneladas, das 45 mil produzidas em todo o País. 

    Em 2016, o Estado foi o maior exportador de mel do Brasil e recebeu o prêmio de melhor mel do mundo em concursos durante os congressos mundiais de apicultura realizados na Ucrânia (2013) e Coréia do Sul (2015). Na região serrana está a maioria dos produtores porque o clima frio ajuda na formação de sementes e florada das plantas, o que favorece a atividade. Tem cidades com tradição na cultura, como em São Joaquim, Urubici e Bom retiro. Esta última está entre as que mais produzem no Brasil. 

    “A região de Lages, Anita Garibaldi e Campos Novos tem grande potencial de crescimento. Nos próximos anos, se espera que os investimentos em tecnologia se concentrem um pouco mais na Serra por conta dessa condição”, ressalta o chefe da divisão de estudos apícolas da Epagri, Ivanir Cella. 

    Os investimentos nessa cultura passam, especialmente, pela capacitação e qualificação técnica. Por conta disso, instituições e entidades, como Sebrae, Epagri e a Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina ( FAASC),vêm se unindo para fortalecer a cadeia produtiva. 

    “Sabemos o quanto o setor é relevante para o Estado. É uma atividade que tem no modelo associativista e cooperativista sua essência. A realização de capacitações é fundamental para manter a apicultura estadual competitiva e sustentável”, explica Alan Claumann, analista do Sebrae/SC. 

    Além da produção de mel e derivados, como própolis, cera, geleia real, Santa Catarina tem na locação de colmeias para polinização de maçãs uma importante atividade, que de um lado rentabiliza o apicultor, e do outro, garante a produção de uma das principais culturas de Santa Catarina. 

    Grande parte da produção mundial do melato de bracatinga está na Serra Catarinense

    Entre 70 a 80 da produção do melato de bracatinga se concentra da região serrana de Santa Catarina. O restante está divido entre os estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Esse produto é rico em minerais e o açúcar é de mais qualidade do que outros açúcares. 

    Nessa atuação no setor apícola, o Sebrae, Epagri, UFSC e AMURES estão em busca do reconhecimento da notoriedade e singularidade do melato de Bracatinga, o qual tem sido cada vez mais procurado pelo mercado internacional e tem um bom valor de venda. 

    Ao final do processo, o objetivo é obter a Indicação Geográfica desse produto, outorgada oficialmente pelo INPI, buscando valorizar ainda mais esse mel, agregando mais valor e divulgando sua procedência em todos os mercados, incluindo o Europeu, onde hoje é principalmente comercializado. 

     Catarinas Comunicação / Foto: Jornada/Catarinas Comunicação 

  • Comentários
  • Semasa adquire maquinário para obras de reparos de ruas e avenidas

  • 15-08-2018
  • Duas novas retroescavadeiras e duas caçambas, este conjunto no valor aproximado de R$ 800 mil, foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) para serem utilizadas diretamente pelo Gabinete do prefeito e também pela própria Semasa em obras de reparos emergenciais de vias públicas e consertos gerais das ruas e avenidas onde são realizadas obras de saneamento básico.

    As chaves destes veículos foram entregues ao prefeito Antonio Ceron, na tarde desta segunda-feira (13 de agosto) pelo secretário da Semasa, Jurandi Agustini.

    Jurandi disse, na ocasião, que a compra dos novos equipamentos foi um pedido especial do prefeito Antonio Ceron. “Duas dessas máquinas ficarão com a Semasa, para utilização em obras de reparos de ruas e avenidas por onde passam as novas redes de água e saneamento, especialmente as vias dos bairros contempladas com o Complexo Araucária, onde foram implantadas em torno de 8 quilômetros de redes, além de nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto”, disse o secretário.

    Já o prefeito Antonio Ceron destacou o seguinte: “Uma retro e uma caçamba ficarão sob a coordenação direta do Gabinete, para que obras emergenciais sejam realmente atendidas na hora (de imediato). Não se pode aceitar que determinados reparos e obras demorem para serem feitas”, justifica Ceron.

    Fotos: Marcelo Pakinha

  • Comentários
  • Prefeitura estuda proposta da CDL para gerir e operar o estacionamento rotativo de Lages

  • 14-08-2018
  • Representantes da Entidade mencionaram legitimidade, agilidade e modernidade entre as principais características do modelo de negócio

    Em busca de aproximar o poder público, lojistas e consumidores em prol do desenvolvimento econômico da comunidade lageana, na manhã desta terça-feira (14 de agosto), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages(CDL), Marcos Gentil Tortelli Filho, acompanhado pelo diretor executivo da CDL Jhonathan Roberto da Silva, e também pelo consultor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) Makário Luiz Orozimbo, e demais membros da diretoria da CDL, estiveram reunidos com o prefeito Antonio Ceron para apresentar propostas de gestão e operação do estacionamento rotativo (Área Azul) da cidade e alternativas para a possível parceria com a Prefeitura.

    O consultor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Makário Luiz Orozimbo, explica que essa possibilidade está dentro dos parâmetros legais, pois pode ser viabilizada por meio da Lei nº 13.019/2014, que dispõe sobre parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil (Redação dada pela Lei n° 13.204/2015).

    “No Estado de Santa Catarina, cidades como Gaspar, Brusque e Blumenau estão em fase implantação desse modelo de negócio – gestão, operação e fiscalização. Compreendemos que essa é uma oportunidade de estabelecer novas relações entre o poder público, lojistas e consumidores. Visto a necessidade do Município, pretendemos apresentar uma solução legal, ágil e moderna”, comenta Makário.

    No encontro os representantes da prefeitura, através da Secretaria de Planejamento e Obras e Procuradoria Geral do Município, se comprometeram em avaliar a proposta junto aos órgãos legais e competentes. O prefeito Antonio Ceron gostou da ideia da CDL, e nas próximas semanas, um novo encontro deverá ser realizado para tratar do assunto.

    CDL apresenta campanhas publicitárias

    Na mesma reunião que tratou do estacionamento rotativo, juntamente com o procurador geral do Município, Agnelo Miranda, e o secretário de Planejamento e Obras, Clayton Bortoluzzi, o prefeito Antonio Ceron teve a oportunidade de conhecer algumas iniciativas da CDL que propagam o fortalecimento dos lojistas e ao mesmo tempo valorizam os consumidores, como por exemplo, a “Campanha Valorização do Comércio” e o “Natal Premiado”. Segundo o presidente da CDL, Marcos Tortelli, atualmente são mais de 1,2 mil associados. “Isso indica o crescimento da Entidade e reafirma nossa credibilidade perante aos associados. Afinal, são 50 anos de história”, diz Marcos.

    Foto: Greik Pacheco

  • Comentários
  • Palmeira realiza correções em traçados de Estradas rurais do município

  • 14-08-2018
  • Trafegar pelas estradas do interior do município de Palmeira tem sido cada vez mais fácil e seguro. Nas últimas semanas o trabalho de conservação das estradas rurais foi intensificado, inclusive atendendo a solicitações antigas das comunidades que utilizam o trecho.

    Além das obras de elevação de trechos, que vai beneficiar as comunidades que, em período de chuvas, sofriam com o isolamento devido às enchentes do Rio Canoas, ações paralelas como o nivelamento de trechos, com a retirada de aclives acentuados, que proporcionava perigo aos usuários, bem como o alargamento e correção nos traçados de curvas em diversas localidades, estão melhorando ainda mais a segurança dos usuários e empresas que se utilizam destas estradas para deslocamento.

    “São anos de reivindicações dos moradores que estamos atendendo. São melhorias que vão permitir melhores condições de tráfego a todos, provando o compromisso de nossa prefeita com essas localidades”, anotou o Secretário de obras do interior, Antônio Sorly de Souza.

    Nova cascalheira vem proporcionando economia e praticidade aos trabalhos

    Dentro dessa visão de conservação das estradas, uma novidade que tem trazido grande economia e praticidade aos trabalhos foi a descoberta de uma nova cascalheira, na localidade de Barreiros. Antes, para se efetuar trabalhos de conservação nas localidades de São Sebastião, Azulão e Barreiros, era necessário transportar os cascalhos da localidade de Mato Escuro, o que atrasava o serviço e aumentava os custos dos serviços de manutenção. Em alguns trechos a distância percorrida apenas para transportar os cascalhos chegava a 70km.

    Com a descoberta dessa nova jazida, que já produziu mais de 100 caçambadas de cascalho, de acordo com cálculos do secretário, os trabalhos ficaram muito mais ágeis e o custo com combustível, por exemplo, foi reduzido para menos da metade do que se gastava.

    “Sempre que trabalhamos com planejamento conseguimos fazer mais com menos. Conseguimos regularizar a nova cascalheira e o resultado está sendo muito bom para das as localidades próximas, pois podemos trabalhar mais rápido e com qualidade”, comemorou a prefeita Fernanda Cordova.

  • Comentários
  • Feriado Municipal será de devoção a Nossa Senhora dos Prazeres

  • 14-08-2018
  • Na ocasião será feito o encerramento da Celebração do Jubileu de 250 anos da instalação da Paróquia da Catedral

    Nestaquarta-feira (15 de agosto), Lages celebra o dia de sua Padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres. Para celebrar esta data festiva haverá Missa Solene presidida pelo bispo Diocesano Dom Guilherme Werlang, almoço jubilar, Santa Missa dos Enfermos, na Catedral e encerramento da celebração do Jubileu de 250 anos da instalação da Paróquia da Catedral.

    Segundo o pároco, Padre Valdir Clemente Goedert, a celebração do Jubileu iniciou no ano passado, também no dia 15 de agosto. “Durante esse ano foi feito um resgate histórico da paróquia e será lançada uma revista, onde serão mostrados e divulgados os principais momentos desses 250 anos”, diz.

    Padre Valdir destaca ainda que o surgimento de adoração a Nossa Senhora dos Prazeres se deu quando Antônio Correia Pinto de Macedo, fundador da cidade, trouxe consigo a devoção quando ele foi encaminhado à região para fundar à vila. A Santa pode ter relação com a peste negra, onde sua imagem surgiu em um poço e quem bebia ou se lavava daquela água não morria da peste. O padre ressalta também que Nossa Senhora dos Prazeres é a Nossa Senhora das Alegrias, pois ao redor de sua imagem há sete anjos que lembram as sete alegrias da Nossa Senhora. “Vale destacar que o feriado será para que os fiéis possam prestar adoração através de celebrações e orações”, exalta.

    A aposentada Marlene Vuiti afirma que faz questão de comparecer àmissa e prestar adorações e oraçõesa Nossa Senhora dos Prazeres. “Venho todo domingo à missa, esse feriado é muito importante para homenagear Nossa Senhora dos Prazeres”, afirma.

    Programação Jubileu 250 anos

    Dia 14/08/18: 3º dia do Tríduo: 19 h – “Com Maria e Jesus, somos servidores do Reino”

    Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (15/08)

    Santa Missa Solene: Catedral – 10 h – presidida pelo Bispo Diocesano Dom Guilherme Werlang

    Almoço Jubilar: Clube Caça e Tiro – 12:30 h

    Santa Missa dos Enfermos: Catedral – 16 h

    Santa Missa: Catedral – 19 h

    Foto: Camana Sweilem

  • Comentários